8 características que não podem faltar em um estudante de medicina

- Como estudante de medicina, você precisa se atentar e trabalhar algumas características essenciais para te ajudar nessa jornada. Confira aqui quais são elas!

Quem não encontrou dificuldades em algum momento da jornada para se tornar um médico que atire a primeira pedra!

 

A verdade é que o seu amor pela medicina sempre vai te impulsionar, mas alguns obstáculos que os estudantes encaram pelo caminho podem te fazer questionar sua escolha e te desmotivar. 

 

Por isso, a gente trouxe aqui algumas características essenciais no perfil de um estudante de medicina que você não pode deixar de desenvolver por aí!

 

Estudos, vida social e descanso: como ter os três e não pirar? A resposta é simples: equilíbrio.

Ter um bom planejamento semanal dos estudos e estabelecer metas possíveis de se atingir vai te ajudar muito nessa missão! 

Ah, e se você precisar de ajuda para entender quais são os seus melhores horários para estudar, a gente te ajuda aqui!

Aquele clichê que não pode deixar de entrar aqui porque, no fundo, é uma grande verdade! O volume de matérias é enorme, assim como o de conteúdo e de detalhes que cada área carrega.

Além do que consta no currículo da faculdade, vale lembrar que boa parte do aprendizado vem das pesquisas e leituras feitas por conta própria para complementar o que foi passado em sala de aula. 

E, mesmo que no fim do dia você esteja exausto, aquela sensação de dever cumprido não pode faltar!

 

Além dos altos custos com livros e materiais, ser um “estudante profissional” não traz um retorno financeiro imediato.

É preciso ter essa realidade bem clara para conseguir trabalhar a resiliência e se manter firme até os primeiros plantões remunerados!

Nessa carreira, a dificuldade vai te acompanhar desde a concorrência no vestibular, passando pelas provas das matérias mais difíceis, na aprovação na residência, até os imprevistos com pacientes. 

 

Por isso, mesmo essa característica sendo essencial para a todos, ela é imprescindível para você que estuda medicina.

 

Conseguir equilibrar a rotina de estudos e estágios não é fácil e, por isso, a flexibilidade é um ponto essencial no perfil de um estudante de medicina. 

 

E não é só a flexibilidade nos horários não! É preciso saber lidar com as adversidades, se adaptar em um time e respeitar não só os seus limites e opiniões, mas como as dos outros que estão nessa jornada com você também. 

 

 

Empatia é a palavra-chave por aqui. Seja com seus colegas de profissão ou até mesmo com seus pacientes, o poder da escuta e a sensibilidade de sempre se colocar no lugar do outro são fundamentais. Afinal, o médico lida diretamente com pessoas.

 

A jornada é longa e árdua até a sua formação como Médico e, por isso, você precisa ter persistência e foco para atingir seus objetivos.

 

Como sempre falamos no Medgrupo: Alimente-se dos seus sonhos!

 

Eles te darão forças para se dedicar ao máximo e desenvolver todas as habilidades necessárias de se ter quando se é um estudante de medicina. 

 

A gente sabe que ninguém é perfeito e possui constantemente todos os traços desse perfil, mas esse é um lembrete de que a gente pode sempre trabalhar e aperfeiçoar nossos posicionamentos para alcançar nossas metas da melhor forma possível!

 

Quais desses traços você ainda precisa desenvolver? Conta pra gente nos comentários!

 

E se você ainda está em busca de como aprimorar o seu perfil de estudante de medicina, vem conferir essas outras matérias aqui do Soul!

 

   • Dicas para vencer a preguiça 

   • Como ter uma rotina de estudos saudável

   • Como controlar a ansiedade e focar nos estudos

   • Método de estudos Cornell

comaprtilhar 3 0 0 4159
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO