DICAS PARA TER UMA ROTINA DE ESTUDOS SAÚDAVEL

- A falta de exercício físico interfere diretamente na saúde física e mental e pode ocasionar o estresse, a má alimentação e o sedentarismo.

É fato que o isolamento social causado pela pandemia do Covid-19 trouxe transformações significativas a nossa rotina e a sociedade. Muitos alunos não estão acostumado com o ensino a distância e estão tendo dificuldades para conciliar rotina e saúde. 

 

 

NÃO SE ESQUEÇA DA SUA SAÚDE MENTAL

Cuidar da saúde mental e saber que ela interfere diretamente no sistema imunológico é essencial. É importante manter uma boa saúde emocional e a prática de técnicas de relaxamento pode lhe ajudar a controlar a ansiedade e a estudar tranquilo

Confira três técnicas de relaxamento:

1) RELAXAMENTO MUSCULAR PROGRESSIVO
O relaxamento muscular progressivo irá fazer sua mente focar na sensação de bem-estar e lhe  ajudará a ficar menos ansioso. Para realizar você só precisa contrair e descontrair os músculos do seu corpo.

2) MEDITAÇÃO
A meditação é muito eficaz para diminuir a ansiedade e é capaz de mudar alguns estados do cérebro. Essa prática melhora a concentração, auxilia a memória e pode ser uma grande aliada neste período.

3) RESPIRAÇÃO E RELAXAMENTO
Fazer cinco minutos de inspirações e expirações longas e profundas todo dia são suficientes para conseguir relaxar por meio da respiração. Isso vai lhe ajudar a lidar com a ansiedade, as preocupações e a cumprir a rotina de estudos.

 

 

PENSE POSITIVO E TRACE UM OBJETIVO

É importante traçar um objetivo e manter um cronograma para conseguir visualizar o seu rendimento e não acumular matéria. Tenha objetivos e entenda que o pensamento positivo pode ajudar muito na hora dos estudos.

Não comece a estudar uma disciplina pensando nas preocupações do dia a dia, pois provavelmente não será um tempo de estudo eficiente, você pode ficar frustrado e isso não vai fazer bem para a sua mente.

 

 

A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO

Entendemos que pode ser difícil manter uma vida saudável durante este período e conseguir conciliar a rotina de estudos, mas além de ser importante para a saúde física, praticar exercícios também combate o estresse, melhora o sono, o humor e
traz benefícios para os estudos. 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Illinois apontou que exercícios físicos podem desenvolver partes do cérebro ligadas à atenção e à memória.  

Exercícios como: corrida, caminhadas e natação ajudam na memória e na concentração. 

Ter um bom rendimento nos estudos não significa que você deve prejudicar a sua saúde. Busque sempre um equilíbrio, faça um planejamento e se mantenha focado nos seus objetivos.


Você está cuidando da sua saúde e conseguindo manter uma rotina? Comente aqui, compartilhe essa matéria e confira o que é indicado comer antes das provas. 

 

comaprtilhar 2 0 0 528
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO