Método de estudo Cornell: Organize as suas anotações

- Confira o método de estudo Cornell, criado pelo escritor do best-seller “How to study In College”.

Está se preparando para o vestibular ou para a prova de Residência Médica? A maneira que você organiza o conteúdo e elabora as suas anotações faz muita diferença, conheça o método de estudo Cornell e saiba como ele pode lhe ajudar.

O método de estudo Cornell foi desenvolvido na década de 1940 e criado por Walter Pauk, escritor do best-seller “How to study In College” e diretor do centro de leitura e estudos da Universidade de Cornell. Pauk era considerado um dos professores mais influentes na área da educação para o desenvolvimento e habilidades de estudos.

Apesar de ter sido desenvolvido há décadas, a eficácia desse método de estudo continua bastante atual e é uma ótima maneira para aprender e resumir conteúdos de maneira organizada. 

O método de estudo Cornell é mais simples do que parece e você só vai precisar de uma folha e uma caneta. 

 

SEPARE A FOLHA EM PARTES

1. Para começar, você vai precisar fazer na parte inferior da folha uma linha horizontal com uma distância de aproximadamente 5 cm da base ou com 5 a 7 linhas. Essa parte será reservada para o resumo do conteúdo. 

2. Agora, faça uma linha vertical com aproximadamente 7,5 de distância da borda esquerda da folha. O espaço maior será o local onde você vai fazer as suas anotações e a coluna menor é reservada para os tópicos ou palavras-chave. 

 

Assim, sua folha estará dividida em três partes.

 

COMO UTILIZAR O MÉTODO DE ESTUDOS CORNELL?  

1. ANOTAÇÕES

Anote o que o professor falar durante a aula, mas utilize as suas próprias palavras. Escreva as informações importantes que estiverem no quadro. Ficou com alguma dúvida? Não deixe de anotar para perguntar ao professor ou para pesquisar mais tarde.

 

2. TÓPICOS

Após a aula, leia as anotações que fez e classifique o que você anotou com palavras-chave. Use expressões que lhe faça lembrar e associar aquela palavra ao conteúdo que você escreveu. Essa é a hora para você pesquisar o que não entendeu direito e acabar com as suas dúvidas. Você também pode formular possíveis questões baseadas nas suas informações. 

 

3. RESUMO

Depois que você acabar de ler e classificar as anotações em tópicos, chegou a hora de fazer um resumo sobre o conteúdo. Seja conciso, anote os pontos principais e escreva como se você estivesse explicando o conteúdo para alguém. Dessa forma você vai perceber se conseguiu entender a matéria e ainda fica mais fácil de revisar quando precisar.  

 

 

O método de estudo Cornell estimula o cérebro a atuar de diferentes formas na hora de estudar, auxiliando na memorização. Esse método pode ser utilizado durante uma aula presencial ou on-line. 

 

Você já conhecia o método de estudo Cornell? Acha que assim fica mais fácil de aprender e se organizar? Deixe aqui nos comentários o que você achou e compartilhe com os seus amigos essa matéria. 

 

comaprtilhar 5 0 0 423
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO