Descubra o seu perfil de aprendizagem

- E se o estilo de aprendizagem pudesse impulsionar seus estudos?! Vem descobrir o seu perfil dentro do Método Vark na matéria completa!

A medicina é uma área repleta de conteúdos e informações e, com certeza, você já sentiu dificuldade em focar ou assimilar algumas matérias durante os seus estudos… mas você sabia que existem diferentes estilos de aprendizagem que podem te auxiliar?!


Dependendo do seu perfil e da sua afinidade com determinadas habilidades cognitivas, você desenvolve uma forma própria de adquirir um novo conhecimento e, consequentemente, pode otimizar a sua rotina de estudo.


Assim, compreender como o seu cérebro processa as informações pode ajudá-lo a gerenciar melhor o seu tempo, otimizar o seu aprendizado e te auxiliar na criação de um plano de ação com técnicas eficientes de memorização.

 

Isso sem falar que, descobrir o seu perfil pode tornar ainda mais fácil a sua busca pela especialidade ideal!

 

Ao longo dos anos, pesquisadores desenvolveram diferentes teorias sobre a forma e classificação dos diferentes tipos de estilo de aprendizagem. Dentre os mais famosos, destacamos o Método Vark, o Método Kolb e o Método Honey-Alonso.

Está curioso sobre esses diferentes estilos?! Então é só seguir na matéria que hoje vamos te contar um pouco sobre um deles.

 


Vark é um acrônimo da língua inglesa que designa quatro modalidades de aprendizagem: Visual (Visual), Auditiva (Auditory), Leitura/Escrita (Read/write), Cinestésica (Kinesthetic).

Desenvolvido pelo professor Neil Fleming, da Nova Zelândia, ele propõe que a aprendizagem ocorra através de quatro habilidades principais, sendo elas a auditiva, visual, cinestésica, leitura e escrita, além de uma última conhecida como multimodal.
 


A pessoa com perfil de aprendizagem visual possui mais facilidade em absorver conteúdos por meio de estímulos imagéticos. Portanto, uma boa forma de estudar é através de demonstrações visuais, gráficos, mapas mentais, diagramas, vídeos e flashcards.
 


Já o estudante com o perfil auditivo tem facilidade em assimilar as matérias através das variações sonoras. Participar de discussões, ouvir palestras e podcasts, explicar conceitos, gravar as aulas e até mesmo estudar lendo em voz alta são estímulos perfeitos para quem tem facilidade com esse estilo.
 


No perfil leitura/escrita, a aprendizagem é favorecida por meio dos conteúdos escritos. Artigos, manuais, resumos, anotações… o foco aqui é a facilidade para ler e se expressar através da escrita.
 


O perfil de aprendizagem cinestésico é daqueles que gostam de colocar a mão na massa. Sabe aquele clássico “eu gosto de aprender fazendo” ?! É exatamente isso que torna fácil o processo de assimilação para esse estudante - seja por meio de encenações, apresentações, experiências em laboratório, atividades físicas ou qualquer estímulo prático.
 


Por último, você deve ter percebido, ao longo da leitura, que dificilmente você irá se encaixar em apenas um perfil, não é?! Poucas pessoas assimilam o conhecimento de uma só maneira e, por isso, temos ainda a habilidade multimodal, que considera a aplicação de duas ou mais características. 



Dependendo da situação, pode haver a predominância de um perfil ou outro, então mesmo que você se identifique fortemente com apenas um deles, é comum (e intuitivo!) se utilizar dos outros. Isso sempre levando em conta o contexto e até mesmo a sua especialidade e conteúdo a ser estudado.

 

Ficou com vontade de saber também sobre os outros métodos?! Fique ligado no Soul!

 
 

 

 

 

 

 

 
comaprtilhar 26 0 0 9858
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO