Manhã, tarde ou noite: qual o melhor horário pra você estudar?

- Saiba qual o melhor horário para você estudar de acordo com o seu cronotipo.

Você sente sono logo no ínicio da noite ou tem dificuldade para acordar e sua maior aliada é a função soneca?  Pode até parecer preguiça, mas a verdade é que nem todo mundo acorda super disposto e que as pessoas possuem picos de energia diferentes

Cada pessoa possui um cronotipo e isso influencia no seu rendimento nos estudos, por isso é importante saber qual o melhor horário para você estudar.

 

 

O QUE É CRONOTIPO? 

De acordo com o Instituto Internacional de Melatonina (IiMEL), da Universidade de Granada, na Espanha, cronotipo é a predisposição natural que cada pessoa tem de sentir picos de energia ou cansaço, conforme a hora do dia. 

Essa predisposição natural nada mais é que a sincronização dos ritmos circadianos que duram aproximadamente um dia e que regulam a atividade física, fisio, psicológica e química do organismo. 

Já o melatonina é um hormônio que também induz o sono e é produzido naturalmente pelo corpo humano. Esse hormônio está relacionado com a forma em que nosso metabolismo é regulado durante o dia, incluindo os momentos em que estamos dormindo ou acordados. É conhecido como hormônio do sono. 

O pico máximo de produção de melatonina acontece a cada 24 horas, no momento em que nosso relógio biológico é "zerado", iniciando um novo ciclo.
 
O tipo de cronotipo pode variar de acordo com a idade, pessoas com mais de 35 e com distúrbio de sono têm tendência a ter níveis baixos de melatonina.

 

 

QUAIS TIPOS DE CRONOTIPO?

CRONOTIPO MATUTINO
Segundo o IiMEL, 25% da população é matutina. A produção de melatonina das pessoas que possuem esse cronotipo ocorre antes da meia-noite. São pessoas que na parte da noite sentem sono cedo e têm mais energia nas primeiras horas do dia. Geralmente, dormem das 22h às 6h da manhã. 

Se o seu cronotipo for matutino, o melhor horário para você estudar é pela manhã. Procure ir dormir cedo e nada de querer madrugar estudando.  

 

CRONOTIPO VESPERTINO
Você rende melhor à noite e tem dificuldade para acordar cedo? Então, o seu cronotipo pode ser o vespertino, isso porque o pico de produção de melatonina ocorre às 6h da manhã. 
 
. As pessoas com esse cronotipo costumam dormir das 3h às 11h e correspondem a 25% da população.
 
 Os vespertinos costumam consumir mais café, pois tendem a sentir bastante sono durante o dia. 
 
 A melhor hora para você estudar é à noite, mas tenha cuidado para não dormir menos do que precisa.

 

CRONOTIPO INTERMEDIÁRIO
Metade da população geralmente dorme de meia-noite a 8h da manhã. Isso acontece pois o pico de melatonina ocorre às 3h da manhã. 
 
Se você possuir esse cronotipo pode aproveitar para estudar no horário em que preferir, pois o intermediário é mais flexível a mudanças.

 

 

HORA DE SE PLANEJAR 

Compreender o seu cronotipo é importante para saber qual o momento que você vai estar mais disposto para estudar e obter um melhor rendimento. 
 
Então, não fique preocupado se não conseguir estudar em um determinado horário. Analise e entenda o seu cronotipo para poder planejar a sua rotina de uma maneira produtiva.


 
Você acha que agora consegue se organizar melhor e não sentir tanto sono na hora de estudar? Conta aqui nos comentários e não deixe de compartilhar essa matéria com os seus amigos. 

 

comaprtilhar 20 0 0 12649
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO