TBL: método de aprendizagem ativa

- O TBL é bem diferente do método tradicional de ensino e nele o professor se torna um facilitador no processo de aprendizagem. Saiba mais aqui!

A Aprendizagem Baseada em Equipes, do inglês Team Based Learning - TBL, é um método dinâmico de ensino baseado na aprendizagem ativa.

Criado por Larry Michaelsen na Universidade de Oklahoma em 1970, o TBL vem se expandindo cada vez mais e é perfeito para quem gosta e tem facilidade de interagir com outras pessoas.

Esse método é uma excelente preparação para o mercado de trabalho, uma vez que os alunos são divididos em equipes e precisam saber lidar com a opinião dos demais. Além disso, é sempre bom ter em mente que no TBL cada integrante do grupo depende do outro, então você não possui total autonomia para tomar decisões.

 

Utilizado inicialmente como uma ferramenta para estudantes de graduação, o TBL também tem sido aplicado na pós-graduação e até em ambientes de trabalho.

 

Ele possui três fases

 

Preparação

O aluno deve fazer um estudo prévio ao momento do encontro com o grupo, podendo ser por meio de leitura de um texto, estudo de um caso clínico ou problema, síntese de um programa de aulas, filmes ou roteiros de estudos. 

 

Compromisso compartilhado 

Essa é a hora do encontro com a equipe, que acontece em quatro etapas

Na primeira, cada aluno responde a um teste sobre o contexto de aprendizado, raciocínio e tomada de decisão. Assim, ele terá que fazer um esforço para aprender e não apenas memorizar. 

 

Em seguida, a equipe deve entrar em um consenso para escolher uma resposta dentre todas as individuais e apresentá-la ao professor, que irá falar sobre cada acerto ou erro. Na terceira etapa é a hora de tirar as dúvidas e discutir as questões e, na última etapa, receber o feedback. 

 

Aplicação dos conceitos

Aqui, as equipes devem desenvolver atividades relativas ao seu processo de aprendizado e aos objetivos que foram traçados

Com a necessidade de estudar o conteúdo previamente para discuti-lo em grupo no momento no TBL, uma grande vantagem desse método é tornar os conteúdos cada vez mais fluidos e ajudar a evitar o acúmulo de matérias. Além disso, o professor se torna um facilitador no processo de aprendizagem, criando uma maior liberdade e responsabilidade entre os alunos.

 

Faculdades como Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Faculdade de Medicina do Einstein já utilizam o TBL.

 

Então, para destacar as vantagens do TBL: 

 

 

Curtiu o TBL?! Acha que ele pode ser o ideal para você? Comenta aqui embaixo e já aproveita para conhecer também o Método PBL.

 
comaprtilhar 5 0 0 9245
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO