Técnicas que ajudam qualquer pessoa a aprender qualquer coisa

- Confira técnicas indicadas por Barbara Oakley que vão melhorar seus estudos e ajudar você a aprender com mais facilidade.

Sabemos que às vezes as matérias podem parecer monstros de sete cabeças, mas não precisa ficar preocupado, pois viemos dar dicas para você melhorar nos estudos e aperfeiçoar o jeito que aprende. 

 

 

A PhD Barbara Oakley é professora de Engenharia na Universidade de Oakland (EUA), pesquisadora de psicologia cognitiva e co-escritora do livro “Aprendendo a aprender para crianças e adolescentes”. Oakley fala sobre técnicas que são capazes de ajudar qualquer pessoa a aprender qualquer coisa.  

 

1- Aprenda a usar o seu cérebro  

De acordo com Oakley, o nosso cérebro atua de dois modos distintos, mas que se completam na hora de aprender. São eles:

"Acontece que o cérebro precisa alternar entre o modo difuso e o focado para aprender de forma efetiva"

 

Conforme Oakley, relaxar a mente pode ser crucial para descobrir respostas para questões. Por isso, as vezes temos brilhantes ideias quando estamos relaxados ou quando acordamos de uma ótima noite de sono.
 
Então, se você ficar paralisado em um exercício, faça uma pausa de cinco a dez minutos ou tente fazer outra questão.
 
A professora defende a alternância das atividades, porém não indica fazer muita coisa ao mesmo tempo, pois quando alteramos o foco de atenção perdemos energia mental o que prejudica nosso desempenho. Segundo ela, só conseguimos focar em uma atividade por vez. 
 
Oakley recomenda começar a estudar pela disciplina que você possua mais dificuldade, pois conseguirá alternar-la com outras atividades durante o dia, porém se deixá-la por última será mais difícil, pois estará cansado e não terá tempo para a aprendizagem difusa. 

 

2- Não deixe matéria para última hora  

Para fugir da procrastinação, você vai precisar desligar ou ficar longe de tudo o que pode ser uma distração, isso inclui o celular.

Estude por 25 minutos se concentrando o máximo que puder sem fazer pausas, após esse período, se de uma recompensa, faça algo que goste por cinco ou dez minutos. 

O desejo pela recompensa vai ajudá-lo a focar e colocar o cérebro no modo difuso, vai fazer com que ele descanse e poderá recomeçar a estudar com mais eficácia.

É sugerido que você repita esse processo quantas vezes forem necessárias durante o dia, assim você se manterá focado. 

Explicar o conteúdo para alguém ou até mesmo falar em frente ao espelho também faz com que você fixe o conteúdo.

A escritora fala que não se deve deixar para estudar em cima da hora, pois isso atrapalha nosso cérebro a aprender. 
 
Aprender consiste em criar novas (ou mais fortes) correntes cerebrais e quanto mais tempo passamos absorvendo e aprendendo o conteúdo, mais fortes e compridas ficam essas correntes, porém, se deixar para estudar na última hora ou na véspera da prova não terá tempo do seu cérebro fortalecer as correntes cerebrais.
 
Além disso, é importante manter uma boa rotina de sono.

 

"Tempo e treino trabalham juntos para ajudá-lo a consolidar as ideias no seu cérebro. Se o tempo é curto, você não consegue criar novas estruturas no cérebro e ainda perde energia preocupando-se com isso"

 

3- recordAr ativamente  

Já pensou ter entendido um conteúdo em aula, mas quando foi estudar sozinho percebeu que não lembrava mais de nada? Não basta só ler, o que você precisa é praticar, pois quando não praticamos, não conseguimos assimilar o conteúdo e nem focarmos o suficiente.

 

"Não se engane: quando você apenas lê suas anotações, a informação não entra na cabeça."

 

Oakley ensina a técnica “recordar ativamente” que consiste em:

 

Essa técnica vai ajudar você guardar e entender o conteúdo.

 

E aí, acha que com essas dicas você vai conseguir aprender e estudar melhor? Nos conte aqui nos comentários e compartilhe essa matéria com seus amigos.

Confira outros métodos de estudos que podem lhe ajudar. 

. Método de estudos OK4R;
. Método de estudo Viagem Mental: Pratique seu processo de memorização;
. Técnica da leitura ativa: 7 dicas para interagir com o texto;
. Método de estudo Cornell: Organize as suas anotações; e
. Dicas de estudo: Técnica Mnemônica.

 

comaprtilhar 6 0 0 1510
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO