Técnica da leitura ativa: 7 dicas para interagir com o texto

- Conheça a técnica da leitura ativa e aprenda a tornar sua leitura mais dinâmica.

Você já terminou de ler um texto e no final percebeu que não lembrava mais de nada ou que não entendeu nenhuma palavra? A causa disso pode ser a falta de atenção, mas vamos lhe ajudar a não passar mais por essa situação.

Para melhorar a sua leitura e o seu conhecimento, viemos lhe apresentar a técnica da leitura ativa.

A leitura ativa vai lhe ajudar a ter um pensamento crítico, se concentrar no texto, fazer uma análise profunda sobre o que você está lendo e tornar a prática da leitura mais eficiente. 

Primeiro, você tem que entender a diferença entre a leitura ativa e a leitura passiva.

A leitura passiva trata-se de uma leitura superficial e é aquela que você lê o texto sem construir uma observação e nem um raciocínio sobre o que está lendo. 

Já a leitura ativa é uma técnica que lhe dá a oportunidade de interagir e  dialogar com o texto e isso irá lhe proporcionar um melhor aprendizado e uma melhor absorção do conteúdo. 

Separamos 7 dicas para lhe ajudar a realizar uma leitura ativa:

 

1) Entenda a conclusão

Comece lendo o sumário, resumo e a conclusão. Você vai conseguir verificar o que vai ser falado no texto, ter uma visão ampla e saber qual o objetivo de cada capítulo.

 

 

2) Leia rapidamente e identifique os pontos chaves

Leia rapidamente todo texto e tente visualizar quais são as informações mais importantes, assim você economiza tempo com parágrafos que contenham conteúdos não tão relevantes.

 

 

3) quEStione o texto

É fundamental questionar o texto e buscar entender o motivo das informações estarem ali. É imprescindível anotar ou grifar o que achar mais significativo ou alguma dúvida que aparecer,  isso vai tornar o seu estudo mais eficaz.

 

 

4) Pesquise o que você não conhece

Se não souber o significado de uma palavra ou termo, pesquise o conceito ou sinônimo para a melhor compreensão e correlacione os termos do texto para que fique definido em seu entendimento. 

 

5) Preste atenção no que está em destaque

Os conteúdos que estão em negrito ou em destaque merecem atenção. É importante fazer uma análise, pois há um motivo para o autor ter dado ênfase a essas informações.

 

 

6) Resuma em um Post-it

Utilize Post-it para resumir o que está naquela página ou em uma parte do texto, puxe setas para determinadas palavras e isso facilitará o processo de aprendizado.

 

 

7) Crie situações

Use a sua imaginação para criar situações em que o conteúdo possa ser inserido na sua vida ou tente observar se o que você leu tem alguma relação com sua rotina. Faça questões em cima do texto e grife as respostas para conseguir visualizar com facilidade.

 

 

Uma das vantagens da técnica da leitura ativa é que ela pode ser realizada até em textos em formato digital. 

Um exemplo de leitura ativa no formato digital, são as apostilas do MEDSoft Pro, alunos MEDGRUPO conseguem interagir com o texto grifando trechos, criando regras mnemônicas, adicionando imagens ou vídeos e todas as marcações ficam centralizadas na área de histórico. 

 

Entendeu como a leitura ativa funciona? Então ponha essa técnica em prática e comente aqui se você acha que agora vai ficar mais fácil entender textos e livros.  Aproveite e compartilhe a matéria com aquele seu amigo que tem dificuldade na hora de entender o que está lendo.

 

comaprtilhar 71 0 0 24432
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO