ECG: entenda a importância para as Provas de Residência Médica
ecg_para_concursos_CAPA

18/04/2019 - Você que procura entender mais sobre ECG, saiba que cada vez mais está sendo cobrado nas provas de Residência Médica. Confira a importância de saber ECG nesse post!

Todo médico vê ECG na faculdade mas, se depois de formado não tiver muita prática com a leitura, a probabilidade é que esqueça boa parte do que aprendeu. Apesar de ser um exame cardiológico, é fundamental que todo profissional de saúde o compreenda e saiba adotar a melhor conduta. E mesmo que essa não seja a sua especialidade, vamos te explicar o diferencial de um ECG para concurso de Residência Médica

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Somando isso ao crescimento da população obesa no Brasil, podemos ver que a necessidade por esse tipo de atendimento apenas aumenta. E, infelizmente, esse argumento por si só já evidencia a importância de entender esse exame.

 

ECG NA PROVA DE RESIDÊNCIA 

Interpretação de ECG já é figurinha repetida. Questão mais que certa em qualquer prova de Residência de acesso direto. Tanto em avaliação escrita, quanto prática! Ambas exigindo sempre a sua concentração máxima, não pode dar mole. Principalmente se for para uma subespecialidade de cardiologia, aí o rigor da leitura e conduta é ainda mais cobrado. 

Nos últimos 10 anos, caíram mais de MIL questões sobre ECG nos concursos de Residência Médica. E cada vez mais está presente nas provas, por isso é muito importante você ter no sangue tanto o diagnóstico quanto a conduta a ser tomada para cada caso. Além disso, é sempre bom ter uma biblioteca de eletros para ter como referência e comparar em situações de dúvidas.

Se um ECG problemático cair nas suas mão, como médico é sua obrigação reconhecê-lo, mesmo que não seja cardiologista. O quanto mais cedo isso for identificado, melhores são as chances de prevenir e tratar o problema.

 

CURSO DE ECG COMO DIFERENCIAL NO CURRÍCULO

Ligas, iniciações científicas e congressos são os fundamentais. Mas se você busca uma carreira em cardiologia, quanto mais conhecimento e interesse na área você demonstrar, melhor. Claro que entrevista e provas pesam mais do que o próprio currículo, mas no critério de desempate, o diferencial da sua trajetória pode mudar o rumo do destino. Quanto mais qualificado para aquela área, melhores são as suas chances de passar. 

 

SAIBA TUDO SOBRE ECG

Você pode sedimentar tudo sobre ECG pelo curso do MedEletro. Ele atende quem tem tempo e quem tem a agenda apertada. Você pode optar tanto pela aula presencial quanto online. Plano de estudos é o que não falta no MEDGRUPO!

Se você estiver na faculdade, te ajuda na preparação para prova de Residência, lá estão as mais de mil questões que caíram nos anos anteriores. Caso você já tenha o CRM, ele pode significar um bom diferencial e melhorar seu atendimento. De qualquer forma, conhecimento é sempre muito bem-vindo. Por isso, bons estudos!

 

comaprtilhar 1 0 0 1518
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO