Como abrir um consultório? Dicas, normas e regras
abrir_consultorio_interna

07/02/2019 - Abrir um consultório médico exige muitos documentos, regras e requisitos, além de um bom trabalho de marketing para ser popular. Confira essas dicas!

 

Abrir um consultório é um sonho de milhares de médicos brasileiros, que visam maior renda e mais autonomia no trabalho. Claro, é um desafio montar algo próprio, do zero, além de ser um negócio com muitos prós e contras, como qualquer outro. Mas o sucesso é satisfatório e muda completamente a vida do profissional.  

É necessário um bom planejamento para se dar bem nesse empreendimento e, pensando nisso, vamos ajudá-lo trazendo 7 dicas valiosas de como abrir um consultório médico. Vamos lá? 

 

1 | DEFINIR PÚBLICO-ALVO

Você vai trabalhar somente com pacientes que buscam a sua especialidade ou fará parcerias com outros médicos?. Definir um público-alvo é um primeiro passo importante para definir quanto irá cobrar por consultas e se aceitará convênios de planos de saúde.  

 

2 | LOCALIZAÇÃO DO CONSULTÓRIO

Defina a melhor região para ele ser atendido. Procure por lugares com fácil acesso e próximo ao local que seus possíveis clientes moram. Acima disso, veja se o aluguel do local desejado cabe no seu orçamento. É comum, dependendo da especialidade, alugar um consultório para um dia da semana.

 

3 | CALCULAR ORÇAMENTO

Calcule todo o gasto que você terá com seu empreendimento para saber o quanto você cobrará pelas consultas. Uma dica para essa etapa é contratar um profissional para te ajudar na administração.

 

4 | FAZER AS OBRAS

É a hora de colocar a mão na massa. Mudar a estrutura e criar um clima agradável para seus pacientes é importantíssimo para conquistar cada um deles. A decoração faz toda a diferença no humor da pessoa que será ou está sendo atendida, por isso, capriche! 

 

5 | CONTRATAR

Monte sua equipe para ajudá-lo nas tarefas do dia-a-dia. É essencial para uma melhor qualidade nos atendimentos e no ambiente de trabalho. 

 

6 | DIVULGAR

Divulgue seu projeto para seu público-alvo. As Redes Sociais são locais perfeitos para isso, já que é uma plataforma que há pessoas de todas as idades e é mais rápido para atingir o público. Uma dica é contratar uma equipe para comandar o marketing, principalmente para deixar a clínica bem aparente nas buscas do Google e atingir o público alvo nas plataformas sociais.

Veja algumas dicas que a Dra. Karen Panisset deu para conquistar os primeiros clientes.

 

7 | GERIR O NEGÓCIO

Uma boa gestão é o que vai manter seu empreendimento aberto. Contrate serviços e utilize tecnologia para ajudar na administração do dinheiro e no que mais for necessário.

 

DICA BÔNUS

Uma outra possibilidade é abrir um consultório junto com outro médico. É uma boa ideia para quem não quer arcar com todos os custos e atividade sozinho. Claro, é necessário mais organização de horário e ambiente. Isso tem que ser muito bem planejado entre ambos os profissionais. 

Por fim, há clínicas já prontas que oferecem serviços de secretaria e administração, apenas sublocando os horários. É uma alternativa para quem não quer perder tempo construindo algo do zero, contratar secretária, alguém para administrar, etc. 

 

VAI EMPREENDER?

Agora é só colocar a mão na massa e ir em frente! Veja também como conquistar os primeiros pacientes após abrir seu consultório. Compartilhe a matéria com seus amigos que tem esse mesmo sonho!

comaprtilhar 1 0 0 2640
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO