Top 5 melhores faculdades de Medicina no mundo

- Escolher uma faculdade pode ser difícil, mas é fundamental para construção da sua carreira. Para aqueles que consideram uma graduação no exterior, preparamos uma lista com as 5 melhores faculdades de Medicina no mundo! Confira na matéria.

Cada vez mais brasileiros têm considerado a alternativa de conseguir um diploma no exterior. Só em 2018, foram 50,4 mil estudantes que foram buscar sua graduação em outro país. Com tantas opções de faculdades de Medicina pelo mundo, achamos justo trazer uma lista das Top 5 melhores para você conhecer. 

Nossa lista tem por base o ranking da QS Top Universities que leva em conta seis aspectos para posicionar as universidades: reputação no meio acadêmico, reputação no mercado de trabalho, razão de professores/aluno, razão de citações/professores, proporção de professores estrangeiros e proporção de alunos estrangeiros. Confira as melhores faculdades de Medicina no mundo:

 

1) Harvard (eua)

Em primeiro lugar temos a mais velha instituição de Ensino Superior nos Estados Unidos, fundada em 1782 em Massachusetts. A faculdade particular, que cultiva uma grande fama e renome acadêmico, possui a maior biblioteca de acervo acadêmico do mundo. Além disso, formou grandes personalidades como: Bill Gates, Barack Obama, Mark Zuckerberg e Natalie Portman; sem mencionar 43 ganhadores do prêmio Nobel.

Para entrar são exigidas provas — tanto de inglês quanto de matérias escolare s—, análise do currículo acadêmico, cartas de recomendação e uma boa produção textual de acordo com o requisitado. Atualmente a taxa de admissão é de apenas 6%, por outro lado, o salário inicial de seus ex-alunos ultrapassa US$ 60 mil doláres por ano.

Agora, sobre especificamente a graduação de Medicina, ela dura oito anos e envolve duas fases: “undergraduate” e “graduate”. Respectivamente, uma fase generalista e outra mais voltada para especialização do aluno. Esse é o padrão na maioria das instituições de ensino superior dos Estados Unidos.

 

2) Oxford (reino unido)

A universidade pública é a mais antiga da língua inglesa — com evidências datadas de 1096 — e está localizada na Inglaterra, a aproximadamente duas horas de Londres. A Universidade de Oxford não é um só centro acadêmico, mas sim um conglomerado de 39 departamentos e edifícios relacionados.

Entre alguns alunos notáveis estão: Stephen Hawking, David Cameron, Margareth Thatcher, 50 ganhadores do prêmio Nobel e os membros da banda Radiohead. Sem mencionar que 26 primeiros-ministros britânicos estudaram lá. Aliás, as instalações da universidade também serviram de cenário para três filmes da saga Harry Potter. 

Aproximadamente 40% dos seus alunos são estrangeiros, e para quem não vêm da União Europeia os custos podem chegar à £ 22 mil por ano. Para concorrer a uma vaga são necessários: bom desempenho acadêmico, segurança com a língua inglesa, e boas cartas de recomendação. E brasileiros ainda podem concorrer a bolsas para programas de intercâmbio

 

3) Cambridge (Reino Unido)

Disputando a colocação com Oxford pelo título de “melhor faculdade do Reino Unido”, temos a Universidade de Cambridge, fundada em 1209. Assim como sua “rival”, a faculdade também é composta por um conglomerado de colégios de cada curso.

Entre algumas personalidades célebres estão: Isaac Newton, Douglas Adams, Sylvia Plath, Príncipe Charles e Alan Turing; além de 82 ganhadores do Prêmio Nobel — título que usam para instigar a competição com Oxford.

Para conseguir uma vaga, o processo seletivo exige: cartas de recomendação, uma produção escrita sobre a área pretendida, o histórico escolar (OU uma prova de admissão realizada na Inglaterra, cuja nota mínima é A), uma entrevista pessoal e um certificado internacional de proficiência em inglês, como IELTS ou TOEFL. A taxa de aceitação é de, aproximadamente, 20%.

 

4) Stanford (EUA)

A faculdade particular na Califórnia foi fundada em 1885 e é atualmente vizinha do famoso Vale do Silício — polo de startups e empresas inovação tecnológica, como o Google, Instagram e Netflix. A instituição, por onde já passaram 30 bilionários vivos e 17 astronautas, é apelidada justamente como “Fábrica de Bilionários”. 

Alguns ex-alunos notáveis são: Sigourney Weaver, Reese Witherspoon e Elon Musk. Sem contar os 54 ganhadores de Prêmio Nobel. Além disso, Stanford é a universidade com mais medalhas olímpicas em todo os Estados Unidos — 244 no total, sendo 129 de ouro.

A concorrência por uma vaga em Stanford é acirrada com aproximadamente 19 mil candidatos por ano. No entanto, somente 12,7% são admitidos, entre eles, apenas 5% estrangeiros. Os critérios de seleção são os mesmos de sempre: certificado de proficiência em inglês, histórico acadêmico, resultado de provas padronizadas (como SAT ou ACT), podendo ainda ser considerado também a participação em atividades extracurriculares esportivas, artísticas, e voluntária.

 

5) John Hopkins (EUA)

Essa é a faculdade do famoso doutor ficcional Gregory House. Fundada em 1876, essa universidade particular é muito reconhecida pela sua área de pesquisa. Apesar de seu campus principal em Maryland — próximo a Washington, DC —, a universidade John Hopkins também possui polos acadêmicos na Itália, China e Cingapura.

Ao todo, 27 ganhadores do Prêmio Nobel já passaram por lá, além de personalidades como: Michael Bloomberg, Madeleine Albright, Wes Craven e Rachel Carson.

Seu processo de seleção é semelhante à das demais universidades citadas, porém eles valorizam muito os candidatos que possuem um currículo recheado de atividades e iniciativas extracurriculares que condizem com o curso pretendido.

 

Ouse sonhar

Existe muitos fatores em jogo ao se considerar fazer Medicina no exterior, mas seja numa faculdade dentro do Brasil ou não, o importante é que você possa se tornar um bom médico, competente e satisfeito com seu trabalho

Acha que ainda precisa de ajuda para escolher sua faculdade? Confira esses links aqui também!

 E aí, o que acha da ideia de cursar Medicina nesses lugares? Curtiu? Se quiser mais matérias como essa é só avisar! :)

 

comaprtilhar 25 0 0 47139
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO