Residência Médica de Cancerologia Cirúrgica muda para Cirurgia Oncológica

- Depois do Fórum Nacional de Formação em Cirurgia Oncológica em 2018, o MEC resolveu mudar a Residência Médica de Cancerologia Cirúrgica para uniformizar o ensino da especialidade no país. Confira melhor essas mudanças aqui!

Em abril de 2019 foi aprovada a matriz de competências para a especialidade de Cirurgia Oncológica. Apesar de já existente na prática, o Ministério da Educação junto da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica definiram agora um currículo básico para os Programas de Residência Médica que formam esses cirurgiões. Se ficou curioso para entender o que mudou para a especialidade de Cancerologia, deixa que a gente te explica.

MUDANÇAS DE CANCEROLOGIA PARA CIRURGIA ONCOLÓGICA 

Até então, a especialidade responsável pelo estudo e tratamento cirúrgico de câncer era chamada de Cancerologia Cirúrgica. Pero, no más. A partir de 2020, o nome oficial do ramo será Cirurgia Oncológica. 

Além disso, outras mudanças programáticas da Residência Médica foram estabelecidas. De agora em diante, todos os programas de Cirurgia Oncológica devem seguir uma mesma diretriz de atuação e ensino. Isso garante que não existirão desníveis e lacunas na formação geral desses cirurgiões.

Outra novidade é que o cirurgião oncológico terá mais um ano opcional de Residência em Cirurgia Oncológica para ampliar a especialização –mas só se quiser. Essa alternativa, que ainda garante a bolsa de estudos, já será oferecida a partir da implementação da nova matriz em 2020. Contudo, essa oportunidade será exclusiva para aqueles que já completaram 3 anos de Residência Médica na especialidade.

QUEM DEFINIU AS MUDANÇAS? 

A matriz curricular da especialidade foi elaborada no Fórum Nacional de Formação em Cirurgia Oncológica, em maio de 2018 no A. C. Camargo em São Paulo (SP). Participaram da definição tanto representantes de programas de Residência em Cirurgia Oncológica, quanto representantes dos conselhos e associações:

 

  • Conselho Federal de Medicina (CFM);

  • Associação Médica Brasileira (AMB);

  • Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR);

  • Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM);

  • Instituto Nacional de Câncer (INCA);

  • Secretaria de Saúde de SP; e 

  • Ministério da Saúde.



MAIS MUDANÇAS NA MEDICINA

 É novo Código de Ética, edital do Mais Médicos. Muita coisa acontecendo, então é bom ficar de olho para não ficar perdido. Ainda mais se você estiver escolhendo uma Residência Médica:

 

Mas pode deixar que nós, do Soul Medicina, estamos de olho em tudo por você! 
E aí, o que achou dessa mudança? Já considerou a especialidade? Conta pra gente!

 

comaprtilhar 3 0 0 3754
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO