Dicas para o Enem: como se preparar para as questões e redação

- Passar pra Medicina numa federal não é moleza, não. O Enem conta com 180 questões e uma redação argumentativa. Pra conseguir uma boa nota, é preciso dedicação. Por isso, confira nossas 7 dicas para chegar preparado no Enem.

Apesar de todas as mudanças que o Enem sofreu em 2019, o exame continua sendo o principal meio de ingresso no ensino superior brasileiro! São inúmeras universidades no Brasil –e até em Portugal– que aceitam a nota do exame. Tanto públicas, quanto particulares. E a prova não é fácil: são 180 questões + 1 redação argumentativa de no máximo 30 linhas.

São milhões de vestibulandos e treineiros todo o ano que fazem a prova. É preciso estar afiado para conseguir ultrapassar a nota de corte –ou no mínimo, atingi-la– se você pensa em cursar Medicina numa universidade federal. Para te ajudar preparamos essa matéria, então pegue agora um bloquinho e anote essas dicas de como se preparar para o Enem! 

 

1) ESTABELEÇA UM PLANO DE ESTUDOS PARA O ENEM

Criar um cronograma para seguir até o dia da prova é fundamental para não deixar nenhum conteúdo para trás. Siga sempre a melhor dinâmica compatível com seu estilo. Aproveite também para de tempos em tempos revisar e ajustar seu plano, quando necessário. 

Trace um plano, execute o plano, avalie o plano, revise o plano e seja feliz. Se precisar, aqui vão algumas ideias que podem ser úteis: 

 

2) MANTENHA UM RITMO DE ESTUDOS

Se você já engatou a primeira marcha nos estudos, siga em frente! Caso contrário, é a hora de botar a mão na consciência e elaborar uma estratégia. Virar noites e desmaiar de exaustão não vão te preparar melhor para o Enem, portanto, equilibre sempre os estudos com o lazer e descanso. Lembre-se do ditado “corpo são, mente sã” e organize seus estudos da melhor maneira.

Isso inclui também o ritmo da sua alimentação antes da prova.

 

3) FAÇA REDAÇÕES ESTILO ENEM COM FREQUÊNCIA

Nunca subestime a redação. Já é sabido que ela tem o maior peso na sua nota final do Enem. Portanto, não adianta mandar bem só nas objetivas. Uma boa redação pode te salvar, assim como uma ruim pode te prejudicar bastante. Então, treine o máximo possível sua escrita!

 

4) ESTEJA ANTENADO ANTES DO VESTIBULAR

O estilo de redação cobrado no Enem exige que você saiba argumentar, portanto, fique atento às notícias, polêmicas e debates. Tanto nacionais, quanto estrangeiras. Dados e informações aqui são sua municação. 

Além disso, o Enem é uma prova muito contextualizada com seu tempo, sendo assim muitas questões objetivas podem ter a ver com novidades ou acontecimentos recentes. Conhecê-los e estar bem informado pode significar a diferença para responder corretamente.

 

5) SE AVALIE PARA MELHORAR ATÉ A PROVA

Não adianta se dedicar a matérias que você já está craque e não melhorar naquelas que você tem dificuldade. Realize simulados, ou mesmo refaça provas antigas de vestibular para avaliar seu desempenho. Só assim você poderá ter um diagnóstico mais preciso sobre onde se dedicar mais e onde se dedicar menos. E na hora da avaliação, caso dê aquele branco, é bom você saber como chutar certo em provas de múltipla escolha.

 

6) REFAÇA QUESTÕES ANTIGAS DO ENEM

Se autoavalie como der: simulados, provas antigas, e até mesmo edições anteriores do exame podem te ajudar. Porém, trabalhar com questões antigas do Enem oferece um diferencial importantíssimo: o estilo de avaliação. 

Não dependa só do conteúdo resumido. A interpretação é fundamental nessa avaliação, e o quão melhor você compreender a linguagem do Enem, melhores serão suas chances de acertar. 

É como já dissemos: conheça o seu oponente.

 

7) TENHA COMPROMETIMENTO COM SEU PLANO DE ESTUDOS

Se for necessário, adapte-o, mas não o abandone por completo. Estabelecer uma rotina e ordem no conteúdo a ser estudado faz toda a diferença para chegar pleno no dia da prova. Eles são fundamentais para que você absorva melhor o conteúdo mínimo necessário para uma boa nota. 

Por que você acha que os professores preparam sempre um plano de aula? Porque eles precisam cumprir metas de ensino! 
No estudo sozinho, você deve estabelecer seu próprio plano de estudos para cumprir as metas de conteúdo até o Enem.

 

ANOTOU ESSAS DICAS? 

Esperamos que você já tenha noção sobre a concorrência dos vestibulares brasileiros e tenha feito sua inscrição para o Enem 2019. Quando for a hora, é bom saber como usar sua nota do Enem no Sisu, mas se ainda não tiver decidido qual faculdade de Medicina cursar, se liga nessas matérias:

 

Nós do Soul Medicina estamos aqui para ajudar todos aqueles que sonham em praticar Medicina. 

"PASSEI! VOU PRA FACUL DE MED, CARA!"

 

Agora conte para nós como andam seus estudos. Já organizou seu cronograma? Faz cursinho? Como você está se preparando para o Enem? Sua luta é nossa também!

 

comaprtilhar 3 0 0 2266
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO