Enem 2019: Inscrição, prova e datas

- As inscrições para a prova do Enem 2019 estão abertas. Entenda como é a prova, inscrição e as datas da avaliação de ingresso no ensino superior!

Fique ligado nas inscrições para o famigerado Exame Nacional do Ensino Médio. Rolaram algumas mudanças desde 2018, que a gente já abordou, é bom já abrir o site do Enem em outra aba para fazer sua inscrição depois de ler a matéria. Mas só depois. Primeiro você precisa saber tudo sobre a prova, inscrição e as datas do Enem 2019. 

 

A PROVA DO ENEM 2019

O Enem, como o nome diz, foi criado para avaliar o desempenho dos alunos do Ensino Médio no país. Porém, hoje ele é requisito em muitos processos seletivos para ingresso no ensino superior, como:

Na sua estréia em 1998, o exame durava um só dia e tinha apenas 63 questões . Agora, no seu 21º ano de idade, a prova do Enem tem 180 questões e é aplicada em 2 dias; 90 questões por dia. Sem contar a redação que tem sempre o maior peso na nota individual.

A prova em 2019 acontecerá nos dias 3 e 10 de novembrohashtag save the date – com respectivamente, 5h30min e 5h de duração.

Todos os candidatos no país realizam a prova ao mesmo tempo, portanto, fique atento ao seu fuso horário. Se preparar para um concurso vai muito além do conhecimento da matéria.

Além disso, todos devem apresentar na entrada da prova um documento de identificação oficial, original e com foto. Não adianta ser cópia ou uma carteirinha do colégio! Acesse esse link para ver que tipo de documentos eles aceitam.

Caso necessite de algum atendimento específico para realizar o Enem 2019, é durante a inscrição que você deve pedi-lo. O que nos leva ao próximo assunto…

 

A INSCRIÇÃO DO ENEM 2019

Fique ligado, porque a partir das 10h de 6 de maio de 2019 o processo de inscrição estará aberto para todos que desejam ingressar no ensino superior em 2020. Você tem até às 23h59 do dia 17 de maio (sexta-feira) para se candidatar.

São necessários alguns documentos como CPF e RG para realizar o cadastro no Enem 2019. Fora isso, você responderá um questionário de pesquisa socioeconômica, escolherá sua opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), e informará o município em que deseja fazer o Enem 2019.

Muita gente acha que depois do cadastro é só esperar a prova, mas não dê esse mole. Depois de preencher os formulários online, todos os candidatos que não estiverem isentos da taxa de inscrição, deverão pagá-la até o dia 23 de maio. A tarifa de R$ 85 pode ser paga em Agências Bancárias, Casas Lotéricas ou Agências dos Correios.

Agora, caso você tenha uma necessidade especial para realizar o Enem 2019, é durante o período de inscrição que você deve exigir o atendimento e comprovar sua condição. Não é um processo complicado pois é tudo online, mas é um detalhe importante que alguns deve se atentar. Se tiver dúvidas, é sempre recomendado ler diretamente o Edital do Enem 2019.

FIQUE DE OLHO NO CALENDÁRIO DO ENEM 2019

  • 6 a 17 de maio: Inscrição e solicitação de Atendimento Especializado e Específico;

  • 6 a 23 de maio: Pagamento da taxa de inscrição;

  • 20 a 24 de maio: Solicitação de Atendimento pelo Nome Social;

  • Outubro 2019: Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição;

  • 3 de novembro: 1º dia de prova;

  • 10 de novembro: 2º dia de prova;

  • 13 de novembro: Divulgação do gabarito;

  • Janeiro 2020: Divulgação resultado individual e abertura de inscrições no Sisu; e

  • Março 2020: Divulgação resultado individual dos “treineiros” e liberação do espelho da redação.

 

ACHA QUE TENS O QUE É PRECISO?

Se não tiver a gente te ajuda:

 

Agora vai na fé, querido vestibulando! Ainda há muita matéria atrasada para pôr em dia! Mas não se preocupe, quando você precisar de dicas, estaremos aqui. Só não deixe de dar um sinal de vida de vez em quando.

Aliás, aproveita e conta pra gente como tá seu plano de estudos pros vestibulares! Matéria tá em dia? kkkkkk

 

comaprtilhar 0 0 611
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO