O que comer antes e durante do ENEM e vestibular?
o_que_comer_antes_prova_interna

27/10/2018 - Devo seguir alguma dieta antes do vestibular? Quais alimentos mais estimulates e que ajudam na concentração? O que levar de lanche? Confira essas dicas!

Já sabemos que as provas de vestibular e de residência médica são extensas e demoram muito… Então, para aguentar a maratona de prova, é necessário uma boa alimentação. Não adianta comer qualquer coisa antes só para não ficar de barriga vazia. É preciso se programar!

Assim como você compra caneta e lápis, também deve pensar no que levar para comer. Um kit alimentação é muito importante para fazer uma boa prova.

Pensando em vocês, preparamos uma lista do que se deve comer e evitar durante uma prova. Se ligue nas dicas abaixo!

 

 

ANTES DA PROVA

Faça uma alimentação leve e nunca vá de barriga vazia. Evite alimentos mais pesados, tipo feijoada, lasanha, baião de dois e etc. Eles exigem uma quantidade muito grande de energia para digestão, causando sonolência e falta de concentração.

É melhor evitar também coisas com muita gordura, fritura e sal, além de alimentos crus (sem japa, ok? rs e carne mal passada. A melhor opção é ingerir alimentos com carboidratos porque são fontes de energia.

Dica para noite anterior: opte por um jantar simples, com alimentos de rápida digestão, como saladas, sopas e comidas secas. Nada de bebidas alcoólicas e comidas pesadas. Chás são boas opções para relaxar (apenas se você já está acostumado a tomar). Caso você resolva sair na noite anterior, não coma em lanchonetes e restaurantes que não conheça.

Dica de café da manhã: Frutas, iogurte com pouca gordura, cereal, queijo branco e pães integrais são mais indicados.

Dica de almoço: Peixe ou frango assado/grelhado com salada e arroz/macarrão integral são boas pedidas para o almoço.

 

"Melhor largar esse sanduíche e preparar uma salada."

 

DURANTE A PROVA

Para a prova, não adianta levar várias guloseimas. Leve alimentos que deem energia, como barras de cereal, frutas e chocolate. Para aqueles que gostam de alimentos salgados, é indicado levar um sanduíche natural de pão integral com salada e frango desfiado - tome cuidado com molhos que possam estragar.

Evite alimentos muito doces, como banana, uva, abacaxi, balas e refrigerante. Poucos minutos depois da ingestão, você pode começar a sentir sono. O mesmo vale para alimentos muito salgados, como aqueles biscoitos de cebola, bacon, etc.

 

O que levar para a prova:

  • Barra de cereal de castanha

  • Frutas como morango, pêssego ou goiaba

  • Chocolate (com 70% de cacau para cima)

  • Sanduíche natural

  • Água

 

E PARA OS ANSIOSOS?

Sabemos que muitos ficam com dor de barriga e enjoados por causa do nervosismo. Para essas pessoas, é indicado evitar alimentos que podem piorar a situação ou ingerir algo que nunca provou antes. O melhor é optar por frutas como maçã, banana e laranja durante a prova. Antes, comer batata e alimentos leves é uma boa.

Um concurso não é apenas uma prova de intelecto, ele vai muito além das questões. A resistência física também é algo a reconhecer.

 

ÁGUA É ESSENCIAL!

Nada de refrigerantes e sucos. Elas dão sede e fome, podendo prejudicar o seu rendimento e fazendo você ir ao banheiro o tempo todo, perdendo tempo de prova. Bebidas energéticas são indicadas apenas horas antes da prova. Portanto, prepare sua garrafa d’água que ela é sempre a melhor opção!

 

 

AGORA VOCÊ ESTÁ PRONTO!

A não que você tenha perdido nossas outras dicas. Mas não se preocupe, ainda dá tempo de anotá-las!

 

Compartilhe essas dicas com seus amigos e se prepare! Tenha uma boa prova, estamos na torcida por você!

 

comaprtilhar 13 0 0 7273
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO