A Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) é uma prova criada pelo Inep em 2016 para avaliar o conhecimento e habilidades dos estudantes de medicina do Brasil. Somente os estudantes do 2º ano do curso fizeram as primeiras duas edições da prova. Em 2018, os alunos do 4º ano também farão e até 2020 quem estiver no 6º ano também deve fazer.
| A participação no Anasem é obrigatória para garantir o diploma, mas você poderá se formar mesmo se não mandar bem na prova.
Na primeira edição da Anasem em 2016, mais de 22 mil alunos de 233 cursos de medicina espalhados pelo país participaram da prova. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 91,2% tiveram desempenho adequado e 6,9% ficaram com um desempenho básico. Apenas 1,9% tiraram nota máxima.
COMO FUNCIONA

Ela tem 60 questões objetivas e três dissertativas com conteúdos previstos na diretriz curricular do curso de medicina. O tempo máximo de prova é de 4h. Quem realiza a inscrição dos alunos é a coordenação do curso.
A avaliação é feita pelo método da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que diferencia o grau de dificuldade das questões e a chance de acerto do aluno em cada uma. Isso impede que o participante tire uma nota alta chutando questões. Sendo assim, as notas são divididas em três níveis: básico, adequado e avançado.
| A prova é realizada em todas faculdades de medicina do Brasil credenciadas pelo MEC e é realizada sempre no fim do ano.
NÍVEL DE DIFICULDADE
O Inep fez uma pesquisa com parte dos alunos participantes da prova de 2016 para saber do grau de dificuldade da prova e a maioria achou que é “média”. Veja o resultado completo na imagem abaixo:

RESULTADO 2016
O participante recebe a sua nota individualmente e a média da turma e dos estudantes de todo o país. Elas não serão divulgadas publicamente na internet. O coordenador do curso também recebe o resultado das provas dos alunos organizados por habilidades e níveis de proficiência, o que pode ajudá-lo a melhorar o nível da faculdade.
Segundo pesquisa do Inep, o que os alunos acharam a Anasem:
Qual a maior dificuldade encontrada ao responder a prova?
41,3% Desconhecimento do conteúdo
36,5% Forma diferente de abordagem do conteúdo
9,9% Falta de motivação para fazer a prova
7,2% Não teve dificuldade
5,2% Extensão das questões
Considerando as questões, você percebeu que:
-
50,6% Estudou e aprendeu muitos desses conteúdos;
-
22,6% Estudou a maioria desses conteúdos, mas não os aprendeu;
-
14,3% Estudou alguns desses conteúdos, mas não os aprendeu;
-
11,8% Não estudou ainda a maioria desses conteúdos; e
-
0,7% Estudou e aprendeu todos esses conteúdos.
Nós fizemos um mapa com os 7 melhores e piores estados na primeira edição da Anasem, confira abaixo. Você pode conhecer as faculdades de cada Estado na nossa websérie:
COMO SE PREPARAR?
-
Estude com antecedência, não deixe para estudar na véspera.
-
A prova pode ajudar você a saber como está indo no curso. Dê seu máximo!
-
Faça alguns simulados e veja como foram as provas antigas. Clique aqui para ver as últimas edições e gabaritos.
O QUE ESTUDAR?
QUAL A IMPORTÂNICA?
A Anasem vai ajudar o governo e as faculdades a saberem o que pode melhorar na grade curricular do curso de Medicina, para assim melhorar a qualidade dos médicos formados no Brasil. Segundo o Inep, por enquanto o exame não tem caráter punitivo, ou seja, mesmo se você não se sair bem na prova, poderá se formar.
O ex-Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, falou sobre a relevância da prova:
“É uma avaliação muito mais completa, que vai ajudar a avaliar tanto o estudante quanto a instituição. É uma avaliação que permite a você corrigir durante o curso da formação. Vamos ter um salto de qualidade no processo de avaliação, sempre buscando aprimorar a formação de médicos brasileiros."
VAI FAZER A PROVA?
Agora que você está por dentro de tudo sobre a Anasem, compartilhe a matéria para ajudar seus colegas que provavelmente também farão essa prova!
Se ficou alguma dúvida, comente aqui embaixo que tiraremos para você!