O que são e como usar flashcards?

- Nos estudos por uma vaga em Medicina, o melhor método é aquele que combina com você. Quem sabe flashcards não funcionam melhor pra você? Já sabe o que são e como usá-los? Se quiser saber, é só conferir a matéria!

Estudar não é fácil: requer empenho e estratégia. Seja com uma técnica específica ou apenas um bom planejamento de estudos, vale qualquer coisa que atenda a sua dinâmica de aprendizagem. Caso contrário, não será produtivo. Então, pra quem tá se preparando para vestibular ou concurso, nós pescamos uma forma diferente de estudo: os flashcards.

Abrace essa metodologia no seu plano de estudos e dê adeus aos chutes nas provas de múltipla escolha

 

O QUE SÃO FLASHCARDS

Flashcards são basicamente pequenos cartões para testar sua memória. Essencialmente, eles têm de um lado, uma pergunta, e do outro, a resposta. Isso também pode variar, como: tópico e palavras-chave ou termo e definição. Enfim, qualquer outra dicotomia que possa imaginar.

O bom desse método de estudos é que ele serve para qualquer tipo de matéria que você precise estudar. Além disso, por ser prático de fazer em casa, qualquer um que estiver se preparando para o vestibular de Medicina ou concurso de Residência Médica pode aproveitar dos flashcards. 

 

COMO USAR OS FLASHCARDS PARA ESTUDAR

Primeiro, ao fazer seus próprios flashcards. Ao elaborar os cartões, você já estará exercitando a escrita e leitura dos assuntos, ó que beleza. Faça quantos cards você achar necessário. O que importa é como você vai usá-los. 

QUANDO USAR FLASHCARDS

Flashcards não é uma técnica pra se usar sozinha mas, sim como complemento a rotina convencional. Justamente pela funcionalidade de instigar a sua memória e refrescar o assunto esporadicamente, ela ajuda a remediar a chamada “curva do esquecimento”. Esse termo diz respeito a hipótese de como a informação se perde ao longo do tempo quando não há tentativa de retê-la. 

Com isso esclarecido, aproveite o tamanho portátil do baralho e leve-o consigo aos lugares para estudos repentinos. Os flashcards são feitos para trazer dinamismo ao seus estudos, por isso, não vale a pena passar horas usando os cartões. Não precisa gastar mais que 30 minutos numa “jogatina” de flashcards.  Basta aproveitar esse tempo com a devida concentração.


 


COMO USAR FLASHCARDS

Quando tiver os cards em mãos, se fizer sentido e achar necessário, embaralhe todas. Lembre-se de deixar todas as perguntas viradas para cima e respostas, para baixo. A partir daqui, comece:

1) Leia a pergunta –sem espiar o verso, ein. 
2) Em seguida, responda como for melhor: por escrito, em voz alta, ou só mentalmente.
3) Depois, vire a carta para conferir a resposta certa. 
4) Se acertou, use a carta para começar uma pilha de “acertos”. Caso contrário, use-a para começar uma pilha de “erros”.
5) Continue se avaliando assim por uns 20/30 minutos, separando os erros dos acertos.

Depois de uma rodada, pegue os cards que errou e compare sua resposta com a resolução correta. Após essa avaliação, descanse. Esqueça um pouco dos estudos e dos flashcards. Repita esse processo em algumas horas ou nos dias seguintes e, ao longo do tempo, você poderá perceber que cada vez menos cards vão pra pilha de “erros”. Isso é aprender.



EXPERIMENTE ESTUDAR COM FLASHCARDS!

A Medicina é uma carreira exigente e muito disputada, portanto, vale tudo na hora de aprender! Seja pra uma prova de Residência Médica, pro Enem ou qualquer outro tipo de concurso. E além da memória, existe toda uma preparação psicológica e emocional que alça seu sucesso. Caso goste da técnica e incorpore nos seus estudos, que tal conferir o porta-flashcards da byMed

Aproveite e conte pra gente o que acha dessa estratégia de estudos! Já usou? Usa? Vai experimentar os flashcards? Queremos saber! 

 

comaprtilhar 52 0 0 92190
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO