A preparação física, psicológica e emocional para concursos
preparacaoconcursos_CAPA

11/04/2019 - Concursos cobram mais do que as questões. A preparação física, psicológica e emocional também são fundamentais numa prova de residência médica. Confira aqui como!

Provas não são apenas testes de conhecimento, e se você já fez qualquer concurso, provavelmente entende isso. Frequentemente focamos muito mais na matéria cobrada do que na avaliação própria, e talvez seja aí que mora um dos erros mais graves.

Sabendo disso, resolvemos trazer uns conselhos essenciais de preparação psicológica, emocional e física para você mandar bem nos concursos. Confira!

 

CONHEÇA SEU “INIMIGO”

Antes de se inscrever, saiba o estilo de exame que irá enfrentar. Mais do que a matéria, elabore sua estratégia de como folhear e por onde começar a prova!

Estudar provas antigas é um bom recurso para entender o estilo da banca. O que cai e como cai numa questão? Que tipo de matérias são menos comuns em outros concursos? Que tipo de pegadinha já apareceu antes…

Outra forma de conhecer bem o seu "inimigo" é através da área de Mentoria no MEDSoft Pro do MEDGRUPO, onde possui um acervo de vídeos em que os professores dão dicas e orientações sobre as principais bancas dos concursos para Residência Médica. Além disso, é possível ver quais bancas possuem estilos parecidos para que você possa treinar e dominar qualquer nuance que pode aparecer na sua prova.

 

PREPARE SEU CORPO E MENTE

Não subestime o parâmetro de resistência física e psicológica de um concurso. Mais do que saber o que você conhece, as bancas também querem saber se você está preparado para ingressar no seu programa! Principalmente nas provas práticas, onde as entrevistas com as bancas podem te deixar perdido pelas pressões psicológicas que eles fazem. Para isso é importante treinar o confronto com a banca para que na hora da prova prática você esteja totalmente imune às pressões da prova.

 

"Tô pronta! E vocês?"

 

REGULE SEU RELÓGIO BIOLÓGICO!

Geralmente as provas tem um horário mais matutino, algumas até mesmo na hora do almoço. Portanto, o ideal é se preparar desde cedo para estar no seu pico de produtividade durante sua realização. Estabelecer uma rotina é uma das melhores opções, porém ela deve ser funcional para você!

 

CUIDADO COM A SUA DIETA!

 

Tanto no dia, quanto antes, uma dieta adequada pode fazer a diferença durante seu exame ou estudos. Controlar a glicose no sangue, horários de refeição… O importante é ter energia e diminuir ao máximo a possibilidade de sentir fome durante a avaliação.

MAS CUIDADO: Barriga vazia deixa qualquer um mais irritável, e barriga cheia demais pode te causar uma cólica ou te “internar” num banheiro. Seu corpo precisa estar nos trinques para ficar horas sentado e focado, então saiba o que comer antes e durante uma prova.  

 

REMEDIE A SUA ANSIEDADE

Não deixe a pressão psicológica tomar o melhor de você. Caso seja um problema constante e incapacitador que te prejudique, procure ajuda com um profissional de saúde adequado. Se não for essa a sua situação, ainda assim ressaltamos a importância de manter sua sanidade em dia.

Sabe o que pode ajudar? Praticar um exercício! Com isso você gasta energia e libera endorfina. Além de praticar exercícios, vale investir numa meditação, que ajuda a organizar seus pensamentos e lidar com o estresse. Técnicas de relaxamento e mindfulness são estratégias práticas para manter uma boa saúde emocional. wink

 

Mente sã, corpo são.

 

PLANEJE SUAS ESTRATÉGIAS

Conheça o terreno, literalmente. Mergulhadores precisam do traje de neoprene; montanhistas, tanques de oxigênio; marinheiros, barcos salva-vidas… Cada ambiente demanda suas prevenções, e para um concurso não é diferente.

Para uma prova de Residência Médica ou até mesmo outros concursos, tempo e espaço são os critérios fundamentais para se identificar. Data, horário, tempo de chegada, duração, assim como localização, ambiente, o que carregar e como ir. São inúmeros aspectos a serem pensados antes do concurso.

Com a situação atual do mundo, os concursos de Residência Médica ainda estão muito incertos. Mas eles vão acontecer! Por isso, esteja preparado para toda e qualquer adversidade! Seja para um concurso imrpesso presencial, ou para uma prova no formato on-line ou até mesmo para os simulados do Medgrupo!

 

Se liga nesse checklist:

  • O local é refrigerado ou não?

  • Devo levar um casaco?

  • Existe alguma restrição de vestimenta para o exame?

  • Quanto tempo dura? Eu consigo "matar tudo" na hora?

  • Que transporte eu uso pra ir? Se eu for de carro, tem estacionamento perto?

  • Quanto tempo eu demoro pra chegar?

  • Posso usar qualquer caneta, ou só transparente de cor preta ou azul?

  • É barulhento o arredor do local? É num horário de rush?

  • Que documentos eu preciso levar?

 

 

CARPE DIEM!

 

"Aproveite o momento" e aproveite mesmo. Não faça as coisas pela metade: esteja sempre presente no momento e faça valer a pena. Carpe diem não quer dizer “dane-se tudo”, Carpe diem é um conselho para se aproveitar genuinamente suas atividades. Se comprometa a estar ali e viver aquilo da melhor forma possível.

Tanto nos estudos, quanto no trabalho ou na vida pessoal, você é responsável pela sua própria sanidade e consequente felicidade. Portanto, esteja ciente das consequências das suas escolhas. Cuidado ao comprometer sua saúde mental, física ou até metas pessoais. Faça o que tiver que ser feito, mas faça bem. Não adianta virar noites fazendo questões se não estiver sendo proveitoso.

Mesmo o mais simple dos exercícios de treinamento pode ser valioso para fazer a diferença no seu atendimento. A meta final é praticar Medicina e ajudar as pessoas, portanto, tudo isso faz parte do seu aprimoramento como profissional!

 

360º DE PREPARO

Essa ajuda foi mais pro lado pessoal do preparo, mas se ainda precisa de ajuda no preparo técnico dos estudos, vale a pena conferir esses posts:

E para finalizar, se quiser melhorar na arte do chute, você pode ler como chutar certo em provas de múltipla escolha!

 

E aí, curtiu nossos conselhos? Então bora colocá-los em prática!

 

comaprtilhar 14 0 0 8331
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO