7 Dicas para se preparar e fazer um bom simulado!
dicas_bom_simulado_CAPA

02/04/2019 - Aprenda a fazer simulados e render melhor na prova de residência

Provas, provas e mais provas - e simulados. Parece que elas nunca acabam né? Depois de formado, o médico tem mais uma etapa a cumprir caso queira se especializar e ser remunerado ao mesmo tempo: fazer a prova de Residência Médica. Além de muito concorrida, ela possui um grau elevado de dificuldade. Por isso, o melhor jeito de se preparar é fazendo o simulado e se autoavaliar a partir dele. 

"Muito bem simulado, aqui vou eu!"

 

Então abre o bloco de notas aí, que a gente vai te dar 7 dicas para fazer bons simulados, se liga:

1. ESTUDE ANTES DE FAZER O SIMULADO

Antes de testar seus conhecimentos você precisa saber o que cai. Para isso existem as aulas, apostilas, resumos e videoaulas. São muitos recursos, mas a hierarquia de importância deles só depende de você. Desta forma, se conhecer é importante para determinar a eficácia de cada técnica. Se precisar, a gente te oferece essas dicas.

 

2. QUANTIDADE NÃO SIGNIFICA QUALIDADE

Não se preocupe tanto com o número de simulados realizados, mas sim com o desempenho em cada um. Eles são fundamentais para avaliar em que áreas você tá bem e em quais você precisa melhorar, inclusive as questões que você chutou e acertou. Além disso, serve tanto para você revisar a matéria, quanto para entender realmente o conteúdo que vai ser exigido. Portanto, não adianta fazer outros simulado sem antes fixar as questões dos tópicos praticados.

 

3. CRIE O AMBIENTE PARA A PROVA

Você está se preparando para a prova real e a sugestão é criar um ambiente de simulação do dia do concurso para iniciar a avaliação. Evite lugares barulhentos, ir ao banheiro, ou ultrapassar o tempo estabelecido. Nesse caso, consultar livros e mexer no celular também está proibido! Afinal, no dia do concurso você não vai ter essa moleza!

 

4. ESTEJA BEM ALIMENTADO

Você não vai levar uma marmita no dia da prova de Residência Médica, no máximo uma água e umas barrinhas de cereal ou biscoito. Sendo assim, é aconselhado que na hora do simulado você já esteja alimentado e com, no máximo, um lanche para tapear uma possível fome. 

 

"Fome só se for de nota 10!"

 

5. CONHEÇA O PASSADO PARA ENTENDER O PRESENTE

Esteja preparado. Conheça o conteúdo e o formato da prova. Tenha intimidade com o estilo de avaliação que você vai fazer. Isso inclui tanto as matérias que sempre caem quanto as que surgem de surpresa. Entender a lógica de uma banca pode fazer toda a diferença para se preparar pro inesperado.

Mas não se engane, conhecimento não é a única coisa testada numa prova. Existe toda uma preparação para além das questões.

 

6. CUIDADO COM DISTRAÇÕES

Se você se desconcentra com facilidade em aparelhos eletrônicos como celular, computador e tablet, mantenha eles sempre no silencioso e desative as notificações. Parece bobo, mas isso é primordial para você não perder o foco e, consequentemente não desperdiçar o tempo de prova.

 

7. REMEDIANDO OS PROBLEMAS

Depois do simulado, analise seus pontos fortes e fracos. É para isso que esse exame serve. Esta é uma oportunidade muito boa para se aperfeiçoar - e melhorar a sua produtividade nos estudos! Não só aprenda com o que errou, mas reveja seus acertos para ter certeza dos porquês. Vale muito a pena!

"Verdade, eu marquei a opção C e era A"

 

APROVEITE OS SIMULADOS DO MEDGRUPO!

Estão chegando os simulados do MEDGRUPO. Apesar da mesma quantidade de questões, as provas são diferentes para quem estiver se preparando para a prova de Residência. Serão 7 avaliações ao longo do ano, e todas online!

O primeiro simulado será em abril, entre os dias 04 e 14. O gabarito estará disponível assim que o prazo acabar. Além disso, haverá uma correção escrita e em vídeo para revisão.

Todas as questões são estrategicamente escolhidas para avaliar seu desempenho. E ao final de tudo, você poderá conferir um ranking no Medsoft Pro entre todos os alunos que fizeram a prova, podendo filtrar seu posicionamento por instituição e/ou especialidade. Isso é ótimo para compreender e remediar sua situação desde já. 

Confira aqui o cronograma completo! 

 

AINDA NÃO SABE SE VAI FAZER O SIMULADO? 

Veja o que o professor e diretor acadêmico do MEDGRUPO, Márcio Rocha, tem pra te aconselhar:

“O conteúdo dos simulados do MEDGRUPO se chama Medicina. O nosso simulado abrange perguntas sobre as 5 grandes áreas. Porém, muitos não fazem, porque acham que não estão prontos ou tem medo de ver a nota. Mas isso é um erro! Na verdade, todos deveriam treinar, pois no mínimo terão um enorme aprendizado com aquela experiência.”

 

ANOTOU ESSAS DICAS?

Está pronto para arrasar no simulado? Qual dessas técnicas é indispensável para você? Comenta aí!

comaprtilhar 8 0 0 12850
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO