Saiba a faculdade de medicina certa para você
escolher_faculdade_certa_interna

07/06/2018 - Esqueça o teste vocacional! Com esses 10 passos você vai descobrir a faculdade de medicina certa para você - e pode até visitá-la na websérie exclusiva.

 

Tão importante quanto passar no vestibular de Medicina, é definir a faculdade que quer ingressar. Mas o que fazer para avaliar se uma faculdade vai corresponder ou não às suas expectativas? 

 

SIGA OS PASSOS PARA ESCOLHER UMA FACULDADE DE MEDICINA!

 
 

1 | A METODOLOGIA

 

A forma de aprender a Medicina pode ser uma peça fundamental na escolha da faculdade. Pesquise se ela é PBL, tradicional, modular ou mista. Cada aluno se adapta melhor a um método de ensino. Procure saber também se a grade curricular abrange tudo que um estudante de medicina deve aprender. Conheça o PBL aqui.

 

2 | AVALIAÇÃO NO MEC

 

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) avalia universidades e cursos de todo o Brasil anualmente. A avaliação dá ao atual e futuro estudante uma noção da qualidade do ensino. Consulte aqui.

 

3 | AVALIE A ESTRUTURA

 

Uma boa infraestrutura é essencial para desenvolver suas habilidades. Você deve levar em conta: 

 

  • A qualidade dos laboratórios da faculdade.

  • Se a biblioteca é confortável, tem os livros necessários para o aprendizado e para todos os alunos.

  • Se os bonecos para as atividades práticas são bons e todos os alunos têm acesso, além de saber se a faculdade tem cadáveres para as práticas de anatomia.

  • Os atributos dos hospitais e ambulatórios onde são desenvolvidos as atividades práticas e o internato.

  • Conferir se o campus tem espaço para os alunos estudarem, almoçarem, etc. Se tem dormitórios e atividades para aproveitar o período entre as aulas. 

 

4 | PESQUISE A LOCALIZAÇÃO

 

A região do campus faz toda a diferença na hora da escolha. Não adianta você ir para um local que não te dá segurança, conforto ou que não tenha condições de se manter, né? Então pesquise sobre o que tem na região que podem fazer diferença para você. Caso vá para algum lugar longe de casa, procurar apartamentos para dividir com outros alunos e, assim, economizar mais. Nós fizemos um mapa com a localização das faculdades de medicina brasileiras, acesse aqui.

 

5 | VISITE a faculdade

 

Se você quiser fazer uma análise individual da instituição, faça uma visita. Nada melhor do que você visitar o local para saber mesmo como é a estrutura, laboratórios, bairro, alunos, etc. 

 

6 | CONVERSE COM OS ALUNOS da faculdade

 

Pergunte sobre coisas positivas e, principalmente, negativas, que podem ser um fator importante para sua escolha. Nesse bate-papo, você pode até aproveitar para conseguir livros, apostilas, resumos com quem não está mais no início do curso. Assim você economiza dinheiro e, de quebra, faz amizade. 

 

7 | AVALIE BEM O CUSTO-BENEFÍCIO

 

Se vale a pena ou não pagar tal valor, ir morar sozinho em outro lugar, fazer uma faculdade particular ao invés de pública ou vice-versa. Enfim, levante todos os pontos possíveis para definir qual faculdade é a certa para você, principalmente os custos que costumam ser bem altos.

 

8 | CONVERSE COM SUA FAMÍLIA

 

Antes de tomar qualquer decisão, converse com sua família . Fale com eles sobre tudo que você viu até aqui, suas impressões da faculdade e tudo mais. São eles que vão te dar todo o apoio para você realizar seu sonho e, provavelmente, vão pagar as mensalidades do curso. 

 

9 | ASSISTA AOS NOSSOS WEBDOCS

 

Agora, se você não quer ir a nenhuma faculdade, pode conhecer TUDO sobre elas assistindo nossos webdocs: estrutura, campus, internato, atlética, etc. Além de saber a opinião dos alunos sobre o curso e a cidade onde a faculdade está localizada. Clique no link e assista.

 

10 | BÔNUS: TABELA COMPARATIVA

 

Para ajudar na escolha da sua faculdade ideal de Medicina, criamos uma tabela comparativa para você preencher. Nela, você decide suas prioridades dando peso de 1 a 10 à elas. Depois dá uma nota de 1 a 10 para cada item, e no final, a faculdade com maior pontuação é a perfeita para você! BAIXE A TABELA AQUI!

 

Instruções de como usar a tabela comparativa:

 

ACHOU A FACULDADE DOS SEUS SONHOS?

E aí, curtiu nossas dicas? Esperamos que elas te ajudem! Agora, pesquise bem sobre cada uma que, com certeza, você fará a escolha certa! Aproveite também para curtir e compartilhar nossa matéria.

 
comaprtilhar 4 0 0 4624
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO