Inep realiza mudanças de regras no Enem Digital 2020

- Inep faz algumas mudanças no ENEM digital em 2020. Saiba as novas datas de inscrição e muito mais na matéria!

Por conta do impacto da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo, o calendário escolar deste ano foi alterado. E com o objetivo de não prejudicar os estudantes que vão fazer o vestibular este ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também alterou as datas de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) digital e das aplicações das provas.

Os editais com os ajustes foram publicados no Diário Oficial da União. Confira aqui todas as atualizações do Enem 2020!

 

MUDANÇAS NA APLICAÇÃO DAS PROVAS ENEM DIGITAL 2020

No primeiro edital, os participantes que escolhessem a versão digital do exame fariam as provas nos dias 11 e 18 de outubro. Contudo, as novas datas da aplicação da prova digital passaram para 22 e 29 de novembro. O Inep também definiu novas cidades para aplicação do Enem digital, alcançando localidades em todos os estados e no Distrito Federal.

Já a aplicação do Enem impresso continua marcada para os dias 1º e 8 de novembro

 

NOVAS DATAS DE INSCRIÇÕES ENEM 2020

As inscrições tanto para a versão digital quanto a impressa devem ser realizadas no site do Enem, no período entre as 10h do dia 11 de maio e as 23h59 do dia 22 de maio de 2020

Os interessados poderão demonstrar a preferência pelo modelo de prova durante a própria inscrição do exame, que ocorre no início do ano. O participante que optar por se inscrever no Enem 2020 digital, conforme disponibilidade de vagas para o estado e o município selecionado, não poderá se inscrever na edição impressa e, após concluir sua inscrição, não poderá alterar sua opção

O valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição de 2019 – R$ 85 – e deverá ser pago até 28 de maio. 

 

ESTUDANTES AGORA PODEM PEDIR REAPLICAÇÃO nA PROVA do ENEM 

A reaplicação das provas do Enem 2020 também poderá ser feita neste ano para os participantes que comprovarem estar contaminados com Covid-19. Aqueles que apresentarem outras doenças infectocontagiosas devem acessar a Página do Participante até um dia antes da aplicação da prova para informar e comprovar as condições de saúde. 

Veja abaixo a lista das doenças que permitem ao estudante pedir a reaplicação do Enem 2020:

  • Coqueluche

  • Difteria

  • Doença Invasiva por Haemophilus Influenza

  • Doença Meningocócica e outras meningites

  • Varíola

  • Influenza humana A e B

  • Poliomielite por poliovírus selvagem

  • Sarampo

  • Rubéola

  • Varicela

  • Covid-19

 

OBS: A reaplicação da prova é um direito para os participantes que no dia da aplicação comum estiverem com alguma doença contagiosa, mas a data em que será feita ainda não foi divulgada.

 

 DIFIculdades DO vestibulando no ENEM DIGITAL 

Além das dificuldades do Enem digital que já eram visadas pelos profissionais da educação, como acessibilidade e conteúdo da prova, agora outro ponto anda preocupando autoridades: o fato dos alunos terem que ir até um local externo para acessar o computador disponibilizado para as provas.  Isso porque o Enem Digital não poderá ser feito em casa, apenas em locais determinados pelo Inep com computadores e equipamentos específicos.

 

JÁ ESCOLHEu QUAL FACULDADE CURSAR MEDICINA?

Pode até demorar, mas sua aprovação no vestibular vai chegar! Antes mesmo de passar no Enem, faça uma pesquisa e tenha em mente qual faculdade você pretende cursar medicina. Conheça agora nossa  websérie das principais faculdades de Medicina do Brasil. Essa é a hora de tirar suas dúvidas. Esteja pronto!

 

O QUE ACHOU DESSAS MUDANÇAS? 

Embora as agendas de muitas programações estejam sendo interrompidas devido à pandemia, as provas do Enem não foram canceladas. No momento, esse adiamento é visto como uma solução prévia para que os estudantes consigam fazer o vestibular diante dos efeitos da pandemia.

E você, o que pensa sobre essas medidas? deixe sua opinião nos comentários e compartilhe essa matéria com seus amigos! 

 

comaprtilhar 1 0 0 589
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO