Médicos idosos decidem permanecer na atividade profissional

- 90% dos médicos idosos decidem permanecer na atividade profissional. Saiba os motivos e as especialidades médicas que mais têm médicos idosos!

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o número de médicos atuantes já chega a 475.816. Destes, 84.310 estão na faixa etária acima dos 60 anos. O estudo coordenado por Rodrigo Cavalcanti Machado da Silva, preceptor da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), aponta que entre os médicos a partir dos 65 anos, 90,8% ainda estão em plena atividade. 

Quer saber o motivo, as especialidades médicas e o sexo que mais possuem médicos idosos? Fique ligado aqui! 

 

LONGEVIDADE PROFISSIONAL DOS MÉDICOS

Esse cenário é resultado do aumento da expectativa de vida da população, estimada em 76 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o médico e editor executivo do Observatório da Saúde, Dr. Márcio Meirelles, de 86 anos, os médicos acabam decidindo estender seu tempo de carreira por motivos financeiros e por identificação com a profissão.

 

Para o Dr. Márcio, a permanência dos médicos idosos não “rouba” a vaga dos mais jovens que estão se formando. Pelo contrário, o conhecimento desses profissionais mais velhos pode ajudar e instruir os acadêmicos de Medicina em suas formações.

 

CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO GERAL E DA POPULAÇÃO MÉDICA

Os fatores de fecundidade e mortalidade estão provocando um ritmo mais lento de crescimento da população geral. Já a população médica possui um ritmo acelerado devido à abertura de novos cursos de Medicina e autorização de mais vagas de graduação.

Na imagem abaixo, ilustrada com base no edital da Demografia Médica do Brasil 2018, mostra a evolução da taxa de crescimento da população, do número de registros de médicos e da razão de médicos para cada mil habitantes, entre os anos de 1980 e 2015. 

 

 

MÉDIA DE IDADE DOS MÉDICOS IDOSOS CONFORME O SEXO

A média de idade dos médicos idosos varia conforme o sexo (feminino/masculino). Participação dos homens é sempre maior, subindo de 54,8% entre 40 e 44 anos, para 62,5% entre 60 e 64 anos, e atingindo 79,5% no grupo com 70 anos ou mais. Conforme visto no gráfico abaixo, a presença masculina vem aumentando com a idade, enquanto com as mulheres acontece o contrário.

 

 

MÉDIA DE IDADE DOS MÉDICOS POR ESTADO

O estado que possui a maior média de idade dos médicos é Alagoas, com 49,5 anos Em contrapartida, a região de Rondônia tem a menor média, com 42,9 anos. Já a média total dos médicos no Brasil é de 45,4 anos. Veja na ilustração abaixo a distribuição dos médicos segundo a média de idade por unidade da federação e seu respectivo desvio padrão.

 

 

NÃO EXISTE IDADE LIMITE PARA ATUAR NA MEDICINA

Se sua paixão é a Medicina e você ama ser médico, pausar a missão de salvar vidas não é opção.

Ser médico não depende da idade, mas do quão disposto e disponível você está para cuidar de pessoas!

 

Eaí Dr/Dr.a, o que você acha da decisão dos médicos idosos permanecerem ativos na profissão? Conta pra gente nos comentários!

 
 
comaprtilhar 5 0 0 3012
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO