Qual é a melhor forma de estudar simulado: impresso ou digital?

- A dúvida entre fazer simulado impresso ou digital é comum entre os concurseiros. Conheça os pontos positivos e negativos de cada formato e faça sua escolha!

Em um mundo cada vez mais digital, as práticas de estudos convencionais vem sendo substituídas pelos eletrônicos (tablets, celulares e computadores). No entanto, ainda existem aqueles que preferem estudar com material impresso e uma boa caneta nas mãos. Mas em relação aos simulados, qual o melhor jeito de testar seus conhecimentos? 

Ambas as formas funcionam ao simular os exames: tanto o físico, quanto o digital. Cabe a você identificar qual o método melhor se adequa à sua rotina de estudos, e te ajuda a desenvolver uma maior concentração e memorização! A seguir conheça os prós e contras de cada um e faça sua escolha!

 

SIMULADOS DIGITAIS

Vantagens 

Com a popularização da internet, muitos concurseiros encontraram no ambiente online facilidade na hora de estudar. Os eletrônicos têm sido atrativos por serem fáceis de transportar e dessa forma permitem que o estudo seja realizado a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Além disso, eles possuem a vantagem de juntar todas as informações em um único lugar e personalizar os conteúdos estudados - grifar, marcar a página, inserir resumos e comentários. 

Sem contar que na maioria das vezes, usar dispositivos eletrônicos para estudar é bem mais rápido, do que passar o conteúdo para o formato impresso. Outro ponto interessante é que nesta opção você pode adicionar um dado que tenha esquecido e formatar facilmente o que já tenha anotado. A tecnologia permite em um simulado on-line, a possibilidade de voltar atrás, rever o pensamento e alterar a alternativa que foi escolhida.

A única regra aqui é se perguntar: o que estou pesquisando no computador ou nos dispositivos móveis tem haver com a minha aprovação? Eu tenho foco suficiente para não me entreter com os eletrônicos? Se a resposta for sim, se joga!

 

DICA: Para te auxiliar nos estudos e ir mandar bem nos simulados, o ambiente digital oferece uma variedade de aplicativos que facilitam na memorização. 

 

Desvantagens

Mas, nem tudo são flores não é mesmo? Claro que imergir no mundo digital tem seus pontos negativos. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Stavanger, na Noruega, existe uma desvantagem de rendimento no aprendizado por meio do leitor digital. Para o experimento, 50 estudantes foram divididos em 2 grupos -um tinha que ler a versão em papel, enquanto o outro lia o texto em um leitor de livros digitais. O resultado dessa experiência identificou uma dificuldade maior por parte dos leitores digitais de identificar a sequência correta de acontecimentos na trama. 

Portanto, a conclusão geral foi que, em média levamos 25% mais tempo para ler no meio digital. Ao passo que a leitura se torna mais lenta, tendemos a recordar menos as informações. Este fenômeno acontece, pois quando entramos em contato com a tela de algum dispositivo eletrônico, involuntariamente o nosso cérebro assume um estado de concentração menor. O órgão central do sistema nervoso tende a associar esses aparelhos a instrumentos de trabalho (provocando estresse) ou de diversão (causando um relaxamento). 

Outro ponto preocupante é que a maioria das pessoas não possuem foco e, acabam se entretendo com assuntos que não tem haver com sua aprovação. Por suas distrações, no meio digital, estudantes acabam se enrolando mais do que aprende

 

SIMULADOS IMPRESSOS 

Vantagens

Já parou para pensar que antes mesmo de existir os eletrônicos, pessoas já eram aprovadas nos concursos? Isso quer dizer que esse método também possui seus benefícios e resultados! Estudar pelo papel em si possui um menor esforço mental e físico, haja visto que o leitor não possui contato com luzes fortes que causam dores de cabeça ou fadiga ocular. 

Isso proporciona um ritmo de leitura natural e intuitivo. E, caso venha interromper os estudos, facilmente você lembra em qual parte parou pelo nível da página, ajudando a memorizar naturalmente. Outro ganho no meio tradicional é a flexibilidade, em que você fica livre para desenhar setas, fazer símbolos e observações no papel.

Tudo aquilo que fazemos na mão, seja produção de mapas mentais, anotações, ou resumos,  mnemonicamente fica mais fixado no cérebro do que aquilo que colocamos no computador, por exemplo.

 

DICA: Se você for estudar através dos simulados anteriores, teste passar as questões para o papel, fazer anotações dos conteúdos vistos na provas e até criar seus próprios flashcards a fim de ajudar na memorização dos assuntos. No final, lembre-se de que na hora da prova, você fará a prova no papel. 

 

Desvantagens 

O material impresso está aos poucos sendo deixado de lado, devido aos elevados gastos na hora de fazer a impressão dos materiais encontrados em PDF. Geralmente, os documentos apresentam uma enorme quantidade de páginas, fazendo com que não seja a melhor opção econômica para os concurseiros. Logo, muitos escolhem estudar por meio das telinhas. 

Outro ponto negativo da prova impressa é que o aluno não tem margem alguma para erros ao passar as respostas para um cartão-resposta ou para a própria prova. E Lembre-se: quanto mais rasuras, mais complexo fica o aprendizado! Sem contar que é mais difícil de transportar todos os papéis e realizar simulados em outro ambiente que não seja sua casa. 

Enquanto em uma plataforma digital você pode refazer simulados antigos e quantas vezes achar necessário, no cenário impresso só há uma única chance de testar seus conhecimentos -a não ser que você imprima novamente o mesmo material. 

 

DICA: Se ainda assim você preferir o método tradicional, invista em sua própria impressora. Por mais que o valor na máquina seja alto, ao longo prazo você fará uma economia e tanto! O Carnê da Casas Bahia está aí pra isso! ;)  

 

MEDSOFT PRO E OS SIMULADOS DO MEDGRUPO

Não sabe o que é o MEDSOFT PRO? Calma, vamos te apresentar essa belezura que irá te ajudar a se preparar para a prova de Residência Médica. Ainda que você tenha um bom condicionamento físico, psicológico e emocional, é fundamental que se tenha uma ferramenta que te ajude a treinar para os concursos. Pensando nisso que o aplicativo MEDSOFT PRO foi criado! 

Os simulados do Medgrupo são realizados durante 10 dias, abrangendo perguntas sobre as 5 grandes áreas da Medicina. Ao final, o app disponibiliza um ranking nacional, para que o aluno possa mensurar o desempenho geral que obteve na prova. Irado não? A filtragem da colocação pode ser feita de 2 formas: por região ou por especialidade!

Além disso, o usuário também pode escolher fazer o simulado da maneira que desejar (digital ou impresso) e ter acesso ao gabarito das questões comentados em vídeo e texto.

OBS: O Simulado 04 já está disponível e o prazo para realizá-lo encerra dia 23/07. Não perca tempo!

 

Precisa de mais dicas para se preparar? Confere então essas outras matérias:

 

TESTE TODAS AS ALTERNATIVAS

A melhor forma de aprender, memorizar, revisar… é aquela que funciona pra você! Não existe um único método que leve a aprovação! Diversas pessoas foram aprovadas nos concursos de maneiras diferentes. Logo, o jeito é testar cada uma delas. 30 minutos de uma opção e 30 minutos com a outra, já vai ser o suficiente para você chegar em uma conclusão. 

Experimente os 2 lados da moeda e veja qual resultado vai te trazer maior lucro! Aquele que melhor se adequar ao seu ritmo de estudos e a sua realidade, será a opção ideal pra você! Avalie e depois faça sua escolha!

E aí, qual das 2 formas você curte fazer os simulados? Conta pra gente!

 

comaprtilhar 0 0 4491
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO