Enem Digital x Impresso em 2020

- Até 2026 o Enem passará a ser 100% digital e a prova impressa será extinta. Mas, por enquanto, ambas ainda são opcionais. Saiba como ocorrerá a avaliação em 2020!

Em junho de 2019, o ministro da Educação, Abraham Weintraub divulgou oficialmente o projeto do MEC de digitalização do Exame Nacional do Ensino Médio. Embora a meta seja abandonar totalmente a versão impressa até 2026, a transição começa em 2020 já com a disponibilidade eletrônica para algumas capitais do Brasil. Para você não ficar perdido, o Soul Medicina te fala como vai ser o Enem 2020.

 

COMO VAI SER O ENEM DIGITAL 2020

Se você pensa que poderá fazer a prova no conforto do seu quarto num notebook, sinto muito, mas não é o caso. O Enem continuará sendo exclusivamente aplicado em locais de provas determinados pelo Inep com computadores e equipamentos específicos.

 

A REDAÇÃO NA PROVA DIGITAL

A parte de redação do Enem Digital será também aplicada pelo computador, substituindo a escrita manual pela digitada. Embora o tema seja diferente entre as versões impressas e digitais, as redações ainda continuam nas exigências do exame.

 

A DIFICULDADE DO ENEM DIGITAL

Nada muda em termos de dificuldade, pois ambos modelos ainda seguem a Teoria de Resposta ao Item. Porém, as questões digitais serão diferentes das impressas já que poderão utilizar vídeos, gifs e áudios na apresentação. 

Apesar disso, profissionais da educação pelo país ainda estão inseguros com o possível desequilíbrio entre os dois modelos. Além das questões como acessibilidade e conteúdo da prova, pedagogos temem pelos alunos menos privilegiados que não possuem tanta afinidade com o teclado.

 

MAIS provas do ENEM POR ANO

Além da modernização da prova, o MEC também anunciou o plano de realizar o Enem mais de uma vez por ano. A intenção é oferecer cada vez mais oportunidades para que os candidatos possam disputar no Sisu.

  • 2020: 

    • 1x Enem Tradicional

    • 1x Enem Digital

  • 2021: 

    • 1x Enem Tradicional

    • 2x Enem Digital

  • 2022 a 2025: 

    • 1x Enem Tradicional

    • 2-4x Enem Digital

  • 2026: 

    • Enem Digital sob demanda.

 

O modelo digital do Enem será opcional até 2025 para quem ainda preferir a aplicação em papel, contudo, em 2026 essa alternativa deve deixar de existir. Com a digitalização completa do exame, o governo espera que a prova se torne mais acessível sob demanda e personalizadas ao curso desejado pelo aluno.

 

Ainda não decidiu qual FACULDADE  vai CURSAR MEDICINA?

Depois de ser aprovado no Enem, qual faculdade você pretende cursar Medicina? Seja por meio do Enem impresso ou digital, o importante é ir em busca de uma vaga na faculdade dos sonhos. Se ainda estiver em dúvidas, o SoulMedicina preparou para você uma área especial com webséries exclusivas sobre as principais faculdades de Medicina do Brasil! 

 

CURTIU A N0VIDADE?

Embora a intenção de modernizar a prova seja excelente, muitos fazem críticas sobre o quão acessível será o novo modelo eletrônico, visto que muitas regiões do interior ainda nem tem energia elétrica. Mesmo assim, tudo indica que as autoridades prosseguirão com a intenção de digitalizar a prova.

Fique com esses links para mandar bem no Enem:

 

O que você achou da estratégia do MEC? Você escolheria a versão impressa ou digital?

 

comaprtilhar 7 0 0 20245
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO