Saiba como fazer flashcards para os seus estudos

- Conheça as 5 dicas que vão te ajudar a criar os melhores flashcards e tornar seus estudos mais eficientes na Medicina.

Sabemos que estudar para vestibulares ou provas de Residência Médica exigem muita concentração e bons métodos de estudos. Isso porque são cobrados uma variedade de conhecimentos sobre diversos assuntos. Por isso, técnicas de absorção e memorização surgiram para facilitar os estudos. Técnicas valiosas como a Pomodoro e, especialmente, os flashcards.

Essas fichas interativas são usadas para a treinar a memória. Elas são fáceis de se fazer, não consomem muito tempo e podem ser personalizadas de acordo com o seu gosto. Quer saber como fazer um flashcard de qualidade para estudar de forma mais eficaz? Avance na leitura!


DICAS PARA MONTAR UM BOM FLASHCARD

1) FAÇA VOCÊ MESMO SEUS FLASHCARDS

Não desperdice seu potencial criativo! Fazer suas próprias fichas é muito mais eficiente, pois ajuda na fixação das informações e te força a pensar enquanto está elaborando o card. Tudo isso ajuda seu cérebro a guardar melhor os assuntos vistos. 

Portanto, não copie da internet e nem do seu amigo. Isso faz com que você pule justamente o processo de criação da sinapse que você irá exercitar. 

2) INVISTA EM IMAGENS NOS SEUS FLASHCARDS 

As respostas não precisam estar só em texto. Desenhos e imagens também podem ajudar a fazer associações com a matéria. Quando o objetivo é memorizar, quanto mais memorável, melhor! Mesmo que não seja muito bom com rabiscos —Picasso não vai te odiar por isso, acredite.

De acordo com os estudiosos, somos muito mais sensíveis as imagens do que as palavras. E não é difícil de entender esse fenômeno, visto que os primeiros registros humanos são comprovadamente as pinturas rupestres que datam até 73 mil anos atrás. Já a escrita, por outro lado, só foi desenvolvida 5 mil anos atrás. Isso já mostra como o nosso cérebro é predisposto às imagens.

 

3) USE CORES CHAMATIVAS NOS SEUS FLASHCARDS

Na hora de montar seus flashcards, aposte nas cores chamativas. Pegue aquele seu estojo que vive cheio de canetas e coloque pra jogo! Grifando e colorindo com diferentes tons, seu cérebro é capaz de distinguir e identificar melhor os conteúdos. Cartões coloridos também auxiliam nesse processo.

 

4) EXPLORE O CARD TESTANDO A MEMÓRIA NOS 2 LADOS 

Um card tem dois lados. Aproveite ambos! Com apenas um flashcard você consegue treinar da pergunta à resposta ou da resposta para a pergunta. Usando esse método você passa a ter o dobro de informações. Explore sua forma de memorizar, invertendo os lados dos cartões. 

 

 

5) QUANTO MAIS RESUMIDO, MELHORES SÃO OS FLASHCARDS 

Já ouviu falar naquele ditado: “tempo é dinheiro”? Pois é, quanto mais simples suas fichas, menos tempo você perde nelas. E esse é o intuito:dedicar o menor esforço possível na criação dos cards.  

Quando a matéria é longa e complexa, a tendência é agruparmos o maior número de informações em um único flashcard. Contudo, isso pode causar uma ilusão de fluência (nosso cérebro reconhece, mas não lembra). Nessas ocasiões, ocorre o famoso “branco”. Para isso não acontecer, divida os assuntos complexos e crie vários cards simples sobre o tema. 

 

FORMATOs DE FLASHCARDS  PARA SEUS ESTUDOS

As fichas podem ser feitas de duas maneiras: da forma tradicional (de um lado pergunta e do outro resposta) ou como um mini resumão dos conteúdos. O tipo do cartão depende da sua criatividade e objetivo. Muita gente usa os post-its ou cartolinas, mas fichas pautadas são a melhor opção.


MÉTODO TRADICIONAL (JOGO DA MEMÓRIA) 

O método tradicional é o formato mais conhecido: ficha que possui de um lado a pergunta e do outro a resposta contendo a palavra-chave. Ele é excelente para fórmulas e questões que você tenha mais dificuldade de decorar. A pergunta deve ser feita da forma mais sintética possível, ou seja, uma pergunta direta que leva uma resposta precisa. 

IMPORTANTE: Não se prenda a detalhes com pouca aplicação prática na prova.

 

MÉTODO DE RESUMO (PRINCIPAIS ASSUNTOS DO TEMA)

Se você tiver tempo, nada impede de fazer mini resumos dos pontos essenciais do conteúdo estudado em forma de flashcards. 

As respostas devem ser feitas em tópicos, para facilitar a compreensão. Já perguntas, precisam fazer sentido, para que você tenha facilidade de associar ao fragmento do conteúdo que está estudando. 

BOAS CARTADAS AJUDAM A VENCER O JOGO

Quem sabe dar boas cartadas no jogo sempre vence! Além da memória, você pode combinar suas revisões com resumos, mapas mentais e questões de concursos anteriores. Isso tudo somado a uma boa preparação psicológica e emocional fará você avançar ainda mais em direção ao sucesso. Vence quem tem as técnicas e sabe usá-las!
 
E você, como gosta de fazer seus flashcards? Tem algo que não pode faltar neles? Conta pra gente aqui nos comentários. E caso queira deixar seus cards organizados, confira o porta-flashcards da byMed

 

comaprtilhar 21 0 0 48034
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO