7 dicas para você escolher onde fazer a sua Residência Médica

- Já decidiu onde vai fazer sua residência médica? Não? saiba agora como escolher o hospital ideal para sua especialidade e muito mais na matéria!

De acordo com a Comissão Nacional de Residência Médica, cerca de 7 mil vagas para Residências Médicas são oferecidas todo o ano no Brasil para recém-formados em Medicina. Fazer uma boa residência médica é o desejo da maioria dos médicos, mas escolher o hospital mais indicado para a sua especialidade não é tão fácil.

Para te ajudar a tomar a melhor decisão, separamos algumas perguntas e reflexões que você deve se fazer. Veja ainda como ter acesso aos principais editais, período de inscrição e muito mais na matéria! 

 

Qual tipo de instituição você procura?

Existem instituições que são mais acadêmicas, em que os alunos têm um treinamento de estudos voltados para críticas de artigos acadêmicos, já outras possuem um perfil de alto volume cirúrgico. Por isso, observe a carga teórica que o programa de residência de seu interesse oferece e se pergunte: “eu quero algo mais acadêmico?”, “Meter mais a mão na massa?” ou “trabalhar com variedades de casos?”. Essas são perguntas que você deve considerar antes de escolher o hospital.

 

Como foi a experiência dos outros residentes?

Ninguém melhor do que quem já viveu na pele para te contar como é a experiência daquela unidade, né? Quanto mais residentes você ouvir que passaram pela instituição do seu interesse, mais argumentos você terá para tomar a sua decisão.

 

Como é a rotina desse hospital?

Visite o hospital antes de escolher! Dessa forma você vai descobrir como é a estrutura desse hospital e poder conversar com outros residentes, extraindo muitas informações que vão te auxiliar na hora de fazer sua escolha.

 

Vou morar perto do hospital?

Sabemos que muita das vezes a rotina de estudo/trabalho de um médico pode ser muito estressante. Portanto, para não atrapalhar seu desenvolvimento na Residência, é fundamental que você avalie o local onde pretende morar, antes mesmo de fazer sua escolha. Faça um mix dos prós e contras!

 

Posso morar sozinho? 

O salário de um residente está atualmente em R$ 3.330,43. E dependendo da cidade e do bairro do hospital, o aluguel de uma casa/apartamento podem se aproximar desse preço. Lembrando que além da moradia, você também terá que arcar com os custos de luz, água e alimentação. Se quiser ter uma vida tranquila sem precisar passar por perrengue, não deixe de fazer seu planejamento financeiro

 

Oportunidade de morar em outra cidade?

A região onde vai fazer a residência faz toda a diferença na hora da escolha. Não adianta você ir para uma outra cidade que não te dá segurança, conforto ou que não tenha condições de se manter. Mas se tiver um bom planejamento, esta também pode ser sua chance de viver novas experiências e conseguir grandes oportunidades profissionais. O novo assusta, porém pesquisar antes informações sobre a região que pretende se mudar pode te dar mais confiança! 

 

Onde encontro a lista com todos os hospitais e residências do Brasil?

Através do Plantão de Concursos é possível acessar todos os editais dos Concursos de Residência disponíveis no Brasil. O melhor é que você pode filtrar sua busca por estado, especialidade e administração da instituição (Federal/Estadual/Municipal/Privada) de seu interesse.

E aí, curtiu nossas dicas? Esperamos que elas te ajudem nessa sua decisão! Agora, pesquise bem sobre cada uma que, com certeza, você fará a escolha certa! Aproveite também para curtir e compartilhar nossa matéria.

 

comaprtilhar 25 0 0 5324
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO