A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é uma faculdade pública estadual localizada no Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro. Ela tem o 16º melhor curso de Medicina do Brasil, segundo o MEC, e teve nota 4 no ENADE. A estrutura da faculdade e a qualidade do ensino fazem dela referência em toda a região sudeste, mas ao mesmo tempo o alto índice de greves é um fato inegável.
VESTIBULAR DE MEDICINA na uerj
A UERJ não utiliza o ENEM como forma de ingresso, caso raro entre as faculdades públicas. O vestibular próprio é dividido em duas etapas. A primeira é uma prova multipla escolha de qualificação. É importante tirar conceito A na prova, mas se você não for bem, pode fazer um segundo exame e a maior nota prevalece. Para passar para Medicina, o estudante precisa acertar em torno de 70% da prova. A segunda prova é discursiva, vale 80% da nota. As questões são divididas em: Biologia (40%), Química (20%), Português e Redação (20%). Acontece uma vez por ano e disponibiliza 104 vagas ao curso de Medicina.
ACESSO AO CAMPUS do hospital pedro ernesto
A UERJ fica em uma região de fácil locomoção no Rio de Janeiro. Ao lado das estações de trem e metrô do Maracanã, além de várias linhas de ônibus que circulam pelo local. A faculdade também possui um estacionamento onde os alunos podem parar o carro a partir do 4º período.
DISSECÇÃO DE CADÁVERES na faculdade
O curso de Medicina segue a metodologia tradicional e a UERJ uma das únicas faculdades do Rio de Janeiro que segue utilizando cadáveres reais para fazer dissecção. Os alunos utilizam as peças em matérias do ciclo básico, que acontece nos 2 primeiros anos do curso.
PRÁTICAS E INTERNATO na uerj
Já no primeiro ano, os alunos de Medicina da UERJ tem contato direto com pacientes em comunidades carentes do Rio de Janeiro através do Departamento de Medicina Legal. É um trabalho continuado, com duração de 6 meses.
O internato da UERJ é feito no Hospital Universitário Pedro Ernesto. É um internato bem intenso. Durante o 1,5 ano desse ciclo, os alunos colocam a mão na massa e praticam bastante a profissão. É feito um rodízio obrigatório nas áreas de clínica médica, saúde coletiva, pediatria, cirurgia geral e ginecologia e obstetrícia. As divisões são feitas pelo C.R dos alunos ou sorteio.
as GREVES DA UERJ
Um dos grandes problemas da UERJ são as greves. Devido aos problemas econômicos do Estado, a faculdade tem recebido verbas insuficientes do governo para tocar as aulas. Não é incomum os alunos terem de complementar a grade curricular com aulas em janeiro e julho.