A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) é uma universidade pública fundada em 1960 em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Foi eleita e 7ª melhor universidade do país em 2017 pelo MEC, recebendo nota 4 do ENADE. O curso de Medicina oferece aulas práticas desde os primeiros anos, preparando os alunos da melhor maneira para a carreira médica.
VESTIBULAR DE MEDICINA
A concorrência para estudar Medicina na UFSC é alta. Foram, em média, 225 candidatos brigando por uma vaga em 2017. São 100 vagas para medicina, sendo 70 pelo vestibular da UFSC (que também tem cotas) e 30 pelo Enem, que teve nota de corte de 814 pontos. A UFSC é uma das top 20 faculdades que aceitam o Enem.
O vestibular próprio da faculdade se divide em 3 dias de prova com 40 questões objetivas cada dia. No terceiro, ainda tem uma redação e 4 questões discursivas. São 100 pontos em disputa e, em 2017, foram necessários fazer 83 pontos para ingressar em Medicina. A taxa de inscrição é de R$ 125.
Em 2019, terá início do curso de Medicina no campus de Araranguá. O vestibular oferecereu 60 vagas.
PRÁTICAS MÉDICAS
No ciclo básico, os alunos fazem uma interação comunitária. Eles vão para um posto de saúde em duplas a cada 15 dias, desde o primeiro período do curso e acompanham as atividades. Alguns centros de saúde dão mais abertura para eles atuarem, outros menos e, com o passar do tempo, os alunos vão ganhando mais espaço. A partir do terceiro período, eles atuam no HU Polydoro Hernane de São Thiago em casos não urgentes. Um detalhe importante é que as aulas de anatomia são divididas em 7 períodos e os alunos não ficam só em Laboratórios.
PROFS ESTRANGEIROS
Uma dica para quem quer estudar Medicina na UFSC é: aprenda espanhol! A faculdade tem diversos professores de vários países da América Latina que dão aula em “portunhol”.
PROVAS GLOBAIS
No 5º e no 6º período, os estudantes de Medicina da UFSC começam a ter provas globais. São provas integradas, que contém 90 questões de todas as matérias estudadas. Isso serve como preparação para o Internato e, depois, residência. Saiba a diferença entre internato e residência.
ATIVIDADES EXTRAS
Como atividades extras do curso, os estudantes de Medicina podem participar de Ligas, além de estágios remunerados de duração de, no máximo, dois anos com bolsa de R$ 496.
INTERNATO NO MUNDO
No internato, a divisão dos plantões é feita por duplas ou trios. Os alunos tem um estágio eletivo de duração de 2 a 3 meses em que o aluno escolhe um hospital para onde quer estudar e aprender. Uma das faculdades parceiras é a AARHUS, da Dinamarca. O aluno pode fazer o último semestre de internato lá. As aulas são totalmentente em inglês. A universidade oferece moradias mais baratas, mas sem ajuda financeira.
Em Santa Catarina, o internato é feito no Hospital Universitário, Hospital Municipal Carmela Dutra, Hospital Gov. Celso Ramos, Hospital São José. Veja outras opções de intercâmbio.