7 dicas para fazer uma prova longa concentrado
prova_longa_interna

08/11/2018 - Os concursos estão chegando e não é fácil ir bem nas provas muito longas. Confira essas dicas para fazer uma boa prova discursiva e de múltipla escolha

Os concursos de Residência e 2ª fase do Enem estão chegando. Os exames são desgastantes, com muitas e longas questões… parece testar mais a paciência do que o conhecimento, não é?! Chega um momento que fica difícil se concentrar, mas a ansiedade não pode tomar conta. 

Existem estratégias para se dar bem, que vão de uma boa alimentação, até uma meditação express durante a prova. Cada dica pode fazer uma grande diferença no seu desempenho, por isso, preparamos uma lista de sugestões para fazer uma prova longa. Confira! 

 

 

ANTES DA PROVA

SIMULE O AMBIENTE da prova. Se for numa sala sem ar condicionado, aprenda a estudar no calor e vice-versa. Simule a duração, formato e limitações - banheiro, celular e interrupções. Aprimore sua resistência! 

DESCANSE NA NOITE ANTERIOR e não passe a madrugada estudando, no celular ou vendo filme até tarde, e muito menos noitada, certo?! Descanse seu corpo e mente para acordar com energia.

A preparação para um concurso vai muito além das questões. O que pode te preparar melhor é a experiência de uma prova, no caso, pode ser inclusive um simulado.

 

 

DURANTE A PROVA

COMECE PELAS QUESTÕES FÁCEIS e garanta sua pontuação já no início. Vai que você começa pelas difíceis e, na hora de fazer o que sabe, erra porque não consegue se concentrar? Não dá! Se precisar, saiba como chutar certo em provas de múltipla escolha.

O mesmo vale para a redação. Fazendo o rascunho com a cabeça mais fresca você consegue elaborar melhor os argumentos e administrar o tempo para chegar na versão final.

SE ALIMENTE BEM, mas nada de levar piquenique para a prova. Chocolates e amendoins são ótimas dicas. Em geral, escolha alimentos com digestão rápida, antes e durante a prova. Veja mais dicas de alimentação para prova aqui.

BEBA ÁGUA CONSTANTEMENTE, ela leva oxigênio ao cérebro, ajudando na concentração e raciocínio. Mas lembre-se de evitar excessos para não perder minutos preciosos indo ao banheiro.

 

Beba água sim, mas sem exagerar!

 

QUANDO O BICHO PEGAR 

CRIE PAUSAS ESTRATÉGICAS evitando responder tantas questões sem pausas para não desconcentrar e cansar a vista. Esvazie a mente, coma algo, beba água.. só cuidado para não perder o ritmo, hein!

MEDITAÇÃO EXPRESS respire por 10 segundos, acalme o corpo, mente e alma. Imagine-se conquistando seu objetivo, isso vai te dar um gás extra para terminar a prova!

 

 

E lembre-se: para se dar bem não é necessário apenas conhecimento, a paciência é um diferencial. Ela pode aumentar ou acabar com suas chances de aprovação, não importa o quanto você tenha estudado. Então, prepare-se por completo! 

 

CURTIU AS DICAS?

Aproveita que aqui tem mais: 

 

Compartilhe a matéria com seus amigos que estão em busca do mesmo sonho que você! 

 

comaprtilhar 34 0 0 24282
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO