Prova Prática de Residência Médica: entenda como ela funciona

- Entenda como funciona a prova prática de Residência Médica nos principais concursos!

Passar na prova de Residência Médica não é uma tarefa fácil! Diferente do que muitos pensam, o processo de seleção não consiste apenas na prova teórica - apesar de ser a etapa onde os concurseiros mais concentram suas energias. Ao todo são cobradas 3 avaliações, sendo uma delas considerada a mais difícil do processo seletivo: a prova prática.

Apesar de não ser obrigatória e nem exigida em todas as universidades, ela causa grande preocupação nos candidatos, que na tentativa de obter uma melhor rendimento buscam por um Curso Prático de Medina. Mas não precisa entrar em pânico, vamos explicar passo a passo de como funciona a segunda fase da Residência! Fique ligadinho aqui! 

 

O QUE É A PROVA PRÁTICA DE RESIDÊNCIA? 

A prova prática de residência médica é, geralmente, aplicada junto a teórica. Essa segunda etapa do concurso constitui a parte extensa do processo seletivo, podendo ter peso médio de 40 à 50% de todo o conteúdo geral

o propósito aqui é testar as habilidades e atitudes dos alunos - seja de comunicação, manual, coordenação para fazer algum procedimento ou de identificar hipóteses de acordo com o que você achar no exame físico. Ou seja, nesta segunda fase são cobrados conhecimentos básicos e procedimentos comuns da prática médica

Normalmente, a aplicação do exame é feita nos hospitais-escola/hospitais universitários. Mas vale lembrar que nem todo o hospital realiza a prova prática, como o caso da rede SUS (Sistema Único de Saúde) e SES (Secretarias Estaduais de Saúde).

 

COMO FUNCIONA A PROVA PRÁTICA?

A metodologia de avaliação aplicada na prova prática é o modelo (OSCE), termo em inglês “objective structured clinical examination”, um exame clínico composto na grande maioria por 5 estações, cada uma representando uma área médica (Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia; Clínica Médica e Medicina Preventiva).

As estações contém tarefas a serem executadas, a fim de avaliar o desempenho dos candidatos. No entanto, existe a possibilidade do hospital acrescentar outras estações interativas. O cenário por sua vez é estruturado em uma sala, onde o aluno é acompanhado por um avaliador e tem um tempo de 5 à 10 minutos para analisar a situação e dar uma resposta de acordo com a prova. 

 

Fique Esperto: esses dados podem estar em um documento preso tanto na porta como na bancada de um consultório!

 

Os integrantes são divididos em grupos e ficam esperando do lado de fora da sala até o alarme ser acionado. Somente quando recebem o comando de entrada, é que os grupos entram em sua respectiva estação para então realizar as tarefas. Assim que finalizadas, os alunos tocam o alarme e fazem a troca de cenário. A prova só acaba quando todos os grupos passam por todas as estações!

 a pontuação é feita por meio de um checklist. Nele há vários itens de ações ou perguntas que o aluno precisa fazer e, somente se executar a ação corretamente, ele ganha ponto naquele item. 

 

 
 

Passo a Passo da prova prática

O momento de maior tensão dos médicos na prova prática é quando ele está aguardando o sinal de comando dos avaliadores. A ansiedade e medo faz com que os candidatos fiquem imaginando o que os esperam atrás daquelas portas. Que momento intenso, senhores medconcurseiros! 

 

Mas não precisa se desesperar, estamos aqui para te tranquilizar e revelar tudo o que rola no lado de dentro daquela temida salinha. Confira abaixo o que te espera nas estações:


Prepare-se para a batalha!

Agora que já sabe como funciona a prova prática de Residência, é fundamental exercitar as técnicas e habilidades exigidas. Se você possui um bom conhecimento teórico sobre os assuntos, mas tem dificuldades na hora da execução, muito provavelmente precisará de um Curso Prático de Medicina para te ajudar a preparar-se para a grande batalha das residências.

Lembre-se: treinar é muito importante e pode ser um fator decisivo para você garantir a vitória dentro no ringue!

 

Eaí, vai nocautear os desafios ou vai deixá-los vencer? Se sente preparado para esta segunda fase da Residência? Deixe seus comentários! 

 
comaprtilhar 1 0 0 3288
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO