Concursos de Residência Médica: editais, vagas e curiosidades

- Saiba como funciona o processo de candidatura e as provas dos concursos de Residência Médica. Veja ainda como ter acesso aos principais editais, período de inscrição e muito mais na matéria!

De acordo com a Comissão Nacional de Residência Médica, cerca de 7 mil vagas para Residências Médicas são oferecidas todo o ano no Brasil para recém-formados. Se você está se preparando para participar do concurso este ano, deve ficar bastante atento para não perder o prazo de inscrição, pois os editais de diversas Unidades de Saúde já estão sendo divulgados.

Quer conferir as vagas disponíveis por região e especialidade dos principais concursos de Residência Médica no Brasil e ainda tirar dúvidas sobre todo o processo de candidatura? Continue focado aqui!

 

Os Concursos e as provas de Residência Médica

O médico que quiser ingressar em um curso de especialização deve participar dos concursos de Residência e, para isto, é necessário ficar atento aos editais que são lançados anualmente entre Agosto e Março pelas unidades de saúde (hospitais, hospitais universitários ou Bancas -empresas contratadas para organizar o concurso). 

Após a escolha da especialidade, o candidato deve passar por um processo seletivo que geralmente envolve as seguintes etapas: prova escrita, prova prática, análise de currículo e entrevista. A primeira fase é obrigatória e consiste na prova objetiva composta por questões de múltipla escolha. As demais fases são opcionais e feitas com aqueles que obtiverem maior classificação. Veja na tabela abaixo a regra para o peso mínimo de cada fase:

 

. Prova objetiva: 50%
. Prova prática: 40% ou 50%
. Análise curricular: 10%


A composição da prova objetiva varia por instituição, mas em geral são 100 questões sobre as 5 grandes áreas da Medicina: Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Cirurgia Geral, Pediatria e Medicina preventiva e social. A proporção é de 20% das questões para cada área, ou seja, 20 questões por especialidade. já a duração de uma prova varia de acordo com o número de questões. Para um exame de 100 questões, são gastos em média 4 horas.

 

Editais dos principais Concursos de Residência 

Imagina ter um lugar reunindo todos os editais dos Concursos de Residência disponíveis do Brasil, com as principais informações? Sim, ele existe: Plantão de Concursos 2019. Esta é uma área do site do MEDGRUPO voltado para os concursos de Residência, e o melhor é que você pode filtrar sua busca por estado, especialidade e dministração da instituição (Federal/Estadual/Municipal/Privada) de seu interesse.

 

Outro recurso importante é cadastrar seu e-mail no site para ser notificado sempre que um edital for lançado! Veja abaixo o passo a passo!



Além disso, os alunos do MEDGRUPO têm acesso a diversos outros serviços, como: 

. Lista de concursos “favoritos”;

. Previsão de datas das provas;

. Tabelas com número de vagas, notas de corte, relação candidato/vaga;

. Vídeos gravados pela direção acadêmica do MEDGRUPO com dicas para as principais provas do país; e

. Previsão de datas das provas;

. Histórico dos concursos (acessar “o fórum” das provas do ano passado e acompanhar o que os candidatos falaram sobre as questões e sobre a prova em geral.


Clique no banner e conheça os cursos do MEDGRUPO!

 

Requisito para ingressar nos concursos de Residência 

Para realizar a inscrição nos concursos, é imprescindível que o médico tenha o registro no CRM (Conselho Regional de Medicina). Isso ocorre, pois mesmo depois de formado, o médico só pode exercer a Medicina se obtiver o registro profissional.

Segundo Conselho Federal de Medicina (CFM), o registro no CRM deve ser mantido no Estado onde o profissional esteja exercendo a Medicina. Caso o médico inscrito no Conselho de um Estado queira atuar em outra região, ele deverá pedir a transferência ou requerer uma inscrição secundária -esta última opção o permitirá exercer a profissão simultaneamente em mais de um Estado.

 

Isenção da Taxa de inscrição dos concursos de Residência

Assim como nos vestibulares, também é possível pedir isenção da taxa de inscrição para os concursos de Residência. Neste caso é preciso que o candidato comprove a impossibilidade de arcar com o valor cobrado. Já as instituições sempre listam em seus editais as exigências e procedimentos que devem ser seguidos pelos que desejam pedir a isenção de taxa. 

 

Especialidades e provas unificadas

Escolher uma especialidade para trilhar a Carreira Médica não é uma tarefa fácil e muitas vezes essa dúvida surge quando o candidato vai realizar sua inscrição. Nos Concursos de Residência não é permitido que você se inscreva para mais de uma especialidade, a não ser que esteja participando de um processo seletivo unificado. Ou seja, quando determinadas Instituições deixam de realizar seus próprios processos seletivos e contratam, em conjunto, uma entidade independente para formular e aplicar esta prova. 

Se você ainda não decidiu qual especialidade seguir, confira nosso Guia do R1. De repente ajuda! :)

Caso você decida candidatar-se para 2 áreas distintas é necessário ficar bastante atento, pois a prova deve ser a mesma para ambas as vagas pretendidas (pré-requisito ou de acesso direto).

Ex: ao se inscrever para Clínica Médica na instituição “X”, e para Pediatria na instituição “Y”, você fará uma única prova para concorrer às duas vagas. Já se a segunda opção fosse para Cardiologia, não haveria como realizar a inscrição, pois são provas diferentes (uma para acesso direto e outra com pré-requisito), regularmente agendadas para o mesmo dia/hora. 

OBS: A taxa de inscrição deve ser paga para cada vaga desejada.  

 

IMPORTANTE: Os concursos não costumam permitir a troca de especialidade. No entanto, caso ocorra algum erro na hora de selecionar a área de seu interesse e o prazo para as inscrições ainda não tiver sido encerrado, recomendamos que entre em contato com a organização do concurso a fim de tentar reverter a situação.

 

Vagas reservadas para o Serviço Militar

Todos aqueles que fazem o alistamento e se tornam um Médico Militar, antes de se matricularem para o preenchimento de uma vaga na Residência Médica, podem requerer a reserva de sua vaga. Entretanto, esta opção é possível em apenas 1 programa de Residência no território Nacional e pelo período máximo de 1 ano.

 

Dicas para mandar bem na prova de Residência Médica

E aí, está se preparando para se tornar um excelente residente de Medicina? Ou melhor, se a prova de Residência fosse hoje, você acha que passaria? Para ficar confiante em uma das provas mais disputadas pelos médicos e mandar bem no concurso de Residência, você vai precisar ter um bom plano de estudos. Além disso, separamos um conjunto de dicas que vão te ajudar a ter um melhor desempenho: 

. Como fazer uma prova longa concentrado;

. Como chutar certo em provas de múltipla escolha;

. A preparação física, psicológica e emocional para concursos; e

. Dicas para ter mais produtividade nos estudos.

 

Agarrando as oportunidades

Agora que você já tem todas as informações necessárias sobre os concursos e um combo de dicas para te ajudar na hora da prova, é hora de correr atrás e agarrar as oportunidades que estão surgindo. Lembre-se: nunca é tarde para ir em busca do seus sonhos! 

E você, pretende fazer concurso de Residência esse ano? Já tem uma especialidade e um lugar específico que gostaria de se candidatar? Conta pra gente nos comentários! 

 
comaprtilhar 3 0 0 8583
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO