A faculdade de Medicina da UFC (Universidade Federal do Ceará) teve início em Fortaleza, em 1948, antes da própria fundação da universidade, em 1954. A universidade recebeu nota máxima do MEC em 2017 e o curso de Medicina recebeu nota 4 do Enade. A faculdade de Medicina funciona nos campos de Fortaleza, capital do Estado e em Sobral, no interior. É a 39ª melhor universidade da América Latina e a 131ª melhor do mundo em ranking do The Brics.
VESTIBULAR DE MEDICINA
O ingresso na UFC é feito pelo Enem. São 160 vagas distribuídas para o campus de Fortaleza e 60 na de Sobral. A nota de corte do campus da capital foi de 799 e de Sobral foi de 792. Em Fortaleza, a média foi de 22,4 candidatos por vaga em 2017.
INTERCÂMBIO
A universidade tem uma reitoria própria chamado PROINTER que organiza o intercâmbio dos alunos para 24 países de todo o mundo. As candidaturas podem ser feitas entre o terceiro e o penúltimo semestre do curso. O intercâmbio tem duração de 1 a 2 semestres letivos.
INTERNATO
Do 5º período em diante, os alunos deixam a parte teórica e só fazem a prática. Na capital, o internato é feito no Hospital Universitário Walter Cantídio, que é referência em transplante de fígado, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand - que fica ao lado do campus da faculdade, facilitando a vida dos alunos - e no Hospital Geral de Fortaleza. As turmas costumam ser divididas em pequenos grupos e especialidades, rodando por mais ou menos 2 meses em cada especialidade médica.
MORADIA UNIVERSITÁRIA
A UFC oferece moradia para estudantes de baixa renda até a conclusão do curso. As residências universitárias são 14, sendo 9 masculinas, 4 femininas e 1 mista. A capacidade total é de 256 estudantes. Elas ficam no bairro de Benfica, em Fortaleza.